Brasil

Fontes do Planalto afirmam que Bolsonaro pediu demissão do presidente do Banco do Brasil

Foi anunciado ontem, quarta-feira (13), o desligamento de André Brandão, até então presidente do Banco do Brasil, do cargo assumido em setembro de 2020. Fontes do Planalto afirmam que foi o presidente Jair Bolsonaro que pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a demissão do executivo. Segundo as mesmas fontes do Planalto, o comunicado não […]

Carolina Rocha Publicado em 14/01/2021, às 16h22

Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação)
Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação) - Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação)

Foi anunciado ontem, quarta-feira (13), o desligamento de André Brandão, até então presidente do Banco do Brasil, do cargo assumido em setembro de 2020. Fontes do Planalto afirmam que foi o presidente Jair Bolsonaro que pediu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a demissão do executivo.

Segundo as mesmas fontes do Planalto, o comunicado não foi oficial, pois o ministro está tentando reverter o pedido. Este que decorreu por conta do anúncio do fechamento de diversas agências e pelo programa de demissão, com objetivo de cortar 5 mil vagas.

Programa de demissão voluntária e fechamento de agências

As chamadas modalidades de desligamento incentivado voluntário aos funcionários são as seguintes:

Programa de Adequação de Quadros (PAQ), a fim de otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas unidades do banco. Além da opção de desligamento, o PAQ incentiva movimentações laterais para unidades onde existam vagas.

Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos e é específico para o incentivo ao desligamento, com limite de 5 mil adesões.

Os programas possuem regulamentos específicos que estabelecem as regras para adesão, que não foram especificados no fato relevante anunciado aos investidores.

Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), possui o limite de 5 mil adesões, é disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos e é específico para o incentivo ao desligamento.

Jornal Midiamax