Uma jovem celebrou seus 24 anos com um bolo com a imagem do ditador nazista Adolf Hitler, em Pelotas (RS). Ela compartilhou as imagens do bolo nas redes sociais. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o caso, pois apologia ao é crime, com pena de dois a cinco anos de reclusão.

A jovem é estudante de História da UFPel ( Federal de Pelotas). A Universidade divulgou uma nota sobre o ocorrido, em que afirma que está acompanhando os desdobramentos do caso e que repudia qualquer tipo de discriminação e apologia ao nazismo.

Confira a seguir a nota na íntegra:

“Uma universidade precisa ser um espaço de apoio a todas as pessoas, garantindo direitos, valorizando a vida. A UFPel é contra qualquer forma de enaltecimento ao nazismo, ao fascismo e a autores de crimes contra a Humanidade. Em dias tão tristes como os que estamos vivendo, de pandemia, de afastamento e de crise de valores, precisamos cuidar de nós, cuidar das pessoas à nossa volta, assim como daqueles e daquelas que necessitam do nosso apoio.

Nesse sentido, a UFPel está acompanhando e averiguando os fatos ocorridos recentemente com a cautela necessária, também para que não aconteçam atos injustos, devido a análises intempestivas de nossa parte.

A assessoria da reitora Isabela Andrade também reitera que, concretamente, “repudiamos qualquer apologia ao nazismo ou qualquer outra forma de discriminação. Além disso, tendo em vista que o fato não ocorreu nas dependências da universidade e nem em qualquer atividade acadêmica, ao recebermos a notícia dos fatos, encaminhamos imediatamente à autoridade policial para as providências adequadas”.