Pular para o conteúdo
Brasil

Enem teve questão sobre texto de coautor do Manifesto Comunista, com Karl Marx

Em relação ao tema da Redação, parte dos candidatos relatou dificuldades
Arquivo -
Complexidade da prova foi considerada de média a baixa
Complexidade da prova foi considerada de média a baixa

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio () deste domingo, 21, trouxe um trecho da música Admirável Gado Novo, de Zé Ramalho, uma charge do cartunista Henfil, questões sobre racismo e uma sobre um texto de Friedrich Engels, coautor do Manifesto Comunista, com Karl Marx. Trouxe, ainda, uma questão com a música Sinhá, de Chico Buarque.

Já o tema da Redação deste ano foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no “. O foi marcado por polêmicas envolvendo tentativa de controle sobre o conteúdo da prova e crise com os servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame.

O professor de História João Daniel Lima de Almeida, do Descomplica, disse que ficou surpreso com a qualidade da prova, que tinha questões “muito progressistas”. “Censura passou longe”, afirmou, se referindo às denúncias de interferência do governo na prova.

Ele menciona como exemplo a questão que tinha um texto de Friedrich Engels, que falava sobre a luta de classes entre o operariado e a classe média.

Para ele, a questão que usou a música Admirável Gado Novo, de Zé Ramalho, apesar de ter sido escrita durante a militar, falava sobre uma situação que poderia acontecer em qualquer época. “Era sobre a passividade do povo, uma metáfora provavelmente dos tempos atuais.”

Na questão sobre Engels, havia um texto que falava que não se podia confiar na classe média porque ela dizia ser a favor da igualdade e não era. A resposta certa era para o aluno indicar a luta de classes.

A prova de inglês falava da situação das mulheres negras nos Estados Unidos, usando trechos do livro da ex-primeira-dama norte-americana Michelle Obama. Além disso, outra questão discutia gênero, ao perguntar sobre as mulheres cientistas no século 19 que só podiam catalogar animais e plantas em viagens com seus maridos.

Duas questões tratavam de escravidão, uma sobre um escravo fugitivo e outra sobre os escravos chamados “tigres”, que levavam os fezes dos senhores quando não havia esgoto. A resposta correta, segundo o professor do Descomplica, era que esse trabalho reafirmava a hierarquia social.

Uma questão de interpretação de texto trazia a música Sinhá, de Chico Buarque, que conta a história de um escravo castigado por ter visto a sinhá nua.

Questões sobre temática indígena também apareceram na prova, como a que falava sobre os jesuítas terem aprendido medicina com indígenas no Brasil. “Não é a cara que o governo queria. Claramente, a prova usa o que se tem no Banco Nacional de Itens (BNI) e mantém o padrão, estilo e formato dos anos anteriores”, diz Gilberto Alvarez, do Cursinho da Poli.

Itens sobre refugiados e minorias também apareceram, mas sem causar polêmica. “Não é que os temas sumiram. Eles apareceram de outra forma, como se tangenciassem (os assuntos).” Já questões sobre a Amazônia, por exemplo, não foram vistos na prova deste domingo.

Para Alvarez, a complexidade da prova foi de média a baixa. “Foi uma prova em que muitas questões vão pela interpretação de textos e figuras.”

Em relação ao tema da Redação, parte dos candidatos relatou dificuldades. “Achei um tema atípico, mas muito importante que precisa ser discutido. É necessário conscientizar as pessoas de como são consideradas invisíveis diante da falta de registros”, disse Rodrigo Conte, de 17 anos, que pretende cursar Engenharia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morto com facada no peito após discussão com usuária de drogas é identificado

1905 – Telégrafo chega a Porto Murtinho

Caça aos ratos

Corpo encontrado carbonizado em MS é de torcedor colombiano

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

Corrupção no TCE-MS: Justiça mantém ação que cobra R$ 19,3 milhões de Waldir Neves e Cícero

Motociclista morre ao colidir contra poste no Vespasiano Martins

Mulher mata homem com facada no peito em praça de Dourados

Últimas Notícias

Polícia

Com manhã fresca, sábado terá tempo firme e poucas nuvens no céu

O monitoramento alerta para umidade relativa do ar entre 20 e 40%

Cotidiano

VÍDEO: Projeto pode livrar motoristas de terem veículo ‘guinchado’ por atraso no licenciamento

Veja a videorreportagem completa.

Esportes

Onde assistir: Com três jogos da Série A, rodada movimenta todas as divisões do Brasileirão

Sábado (24) será movimentado pelo futebol brasileiro, com jogos das Séries A, B, C e D do Brasileirão. Destaques para os jogos de São Paulo, Fluminense, Vasco, Atlético-MG e Corinthians.

Política

Desvios de recurso na educação estadual, CCR de volta e muito mais: confira o resumo político da semana

Se você não conseguiu acompanhar tudo, o Jornal Midiamax traz aqui um resumo com os principais acontecimentos