Para se posicionar contra o fechamento do comércio e o isolamento social, o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) comparou a da covid-19 com a de varíola em 1867. O discurso foi realizado na quarta-feira (14), na tribuna da de Mato Grosso.

Segundo Santos, a epidemia de varíola matou metade dos cuiabanos, de ainda sim, a cidade continuou crescendo. “Em 1867 teve uma epidemia de varíola que matou 50% da população de Cuiabá. Tínhamos 12 mil habitantes, 6 mil morreram. Mas a vida continuou. Os que sobreviveram tocaram em frente”, disse ele.

Continuando seu discurso, o parlamentar falou sobre a gripe espanhola e seus impactos na vida dos cuiabanos. Ele disse que, por falta de estrutura, os corpos das vítimas eram deixados nas calçadas até apodrecerem, mas a situação também não teria afetado a população de forma grave.

“Depois, em 1918, a gripe espanhola matou mais 1,5 mil cuiabanos. Naquele tempo não existia IML. Os corpos eram deixados nas calçadas, apodreciam, as carroças que passavam para levar. Era perna para um lado, braço para outro, uma fedentina horrível, mas os cuiabanos não se entregaram. Continuamos trabalhando. Olha o tamanho que virou a cidade”.

O deputado ainda destacou que “proteger demais” as pessoas pode fazer mal a elas, “porque quando você partir, essa pessoa vai estar completamente sem anticorpos para enfrentar a doença”.

*Com informações do G1.