Pular para o conteúdo
Brasil

Denúncia contra Flávio Bolsonaro por ‘rachadinha’ volta a andar na Justiça do Rio

Parada desde que chegou ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), em novembro de 2020, a denúncia contra o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) voltou a andar. Ele é acusado de peculato, lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa no caso das “rachadinhas” — o desvio de salários dos próprios assessores. Outras … Continued
Arquivo -
Parada desde que chegou ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), em novembro de 2020, a denúncia contra o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) voltou a andar. Ele é acusado de peculato, lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa no caso das “rachadinhas” — o desvio de salários dos próprios assessores. Outras 16 pessoas, incluindo o suposto operador Fabrício Queiroz, foram denunciadas na mesma peça.

No início deste ano, a defesa do ex-deputado estadual conseguiu a anulação da quebra dos sigilos bancário e fiscal dele e de outros investigados. Autorizada pelo juiz Flávio Itabaiana Nicolau, em abril de 2019, a decisão das quebras foi a primeira medida cautelar da investigação e ajudou a embasar, com mais provas, as suspeitas do MP. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), contudo, entendeu que a decisão havia sido mal fundamentada e a anulou.

Agora, o MP decidiu não aguardar o desfecho dos recursos pendentes na Corte. Pediu à Justiça do Rio a validação de provas que não tenham relação direta com a quebra de sigilo. São depoimentos e a delação de uma ex-assessora, Souza Paes, que confirmou a existência do esquema de desvios. A desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo concordou, no dia 30 de junho, com os argumentos da acusação. A informação foi revelada pelo jornal O Globo e confirmada pelo Estadão.

Com isso, na prática, a denúncia passa a valer — mesmo que enfraquecida pela suspensão de provas específicas. A advogada de Flávio Bolsonaro, Luciana Pires, afirmou que está aguardando a notificação oficial da decisão para reclamar no STJ. Ela considera a movimentação equivocada, já que há recursos do MP pendentes em Brasília.

“O próprio Ministério Público havia se manifestado no sentido de se aguardar o desfecho dos recursos que pedem a anulação total do processo, antes de nova denúncia. Decerto a defesa reclamará ao STJ a preservação da autoridade do seu julgamento que determinou a exclusão de todas as provas contaminadas pelo afastamento dos sigilos fiscal e bancário. A notificação será respondida assim que chegar ao nosso conhecimento”, disse.

Foro privilegiado

Além da anulação da quebra de sigilo, outra decisão fez com que a denúncia contra o senador ficasse parada por tantos meses. Flávio Bolsonaro conseguiu o direito a foro privilegiado no Órgão Especial do TJ — onde tramita a denúncia —, via decisão da Justiça do Rio. O MP, porém, recorreu ao STF, que ainda não julgou os argumentos. Uma eventual vitória da acusação na Corte poderia levar o processo de volta para a primeira instância. Foi lá que todas as medidas cautelares pré-denúncia foram tocadas até meados do ano passado. O Órgão Especial tem uma ação que não sabe se continuará com ele. E cujas provas também estão colocadas em xeque pelo imbróglio que envolve a quebra de sigilo

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Projeto vetado há 7 anos previa mensalidade de monitorados por tornozeleira em MS

Lula defende união de países da América do Sul para atuar contra “extremismos”

Time do Al-Hilal que jogou na copa do mundo de clubes

Al-Hilal anuncia desistência da Supercopa Saudita após o Mundial para descansar seus jogadores

Presidente do Corinthians não pensa em demitir Dorival: ‘Está prestigiado’

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

TJMS abre inscrição de curso preparatório gratuito para adoção

Últimas Notícias

Polícia

Jovem pede ajuda em UPA horas após ser baleado em conveniência

PM foi acionada para apurar o caso após o jovem dar entrada na UPA na tarde desta segunda-feira (21)

Mundo

Queda global do dólar e sinal de que Brasil não retaliará EUA impulsionam real

Moeda brasileira ficou em alta, mas não suficiente para reparar a perda de 2% neste mês

Esportes

Rafinha chora ao anunciar a aposentadoria: ‘Hoje anuncio oficialmente o fim da minha carreira’

Lateral atuou no Bayern de Munique, Flamengo, Grêmio e São Paulo

Transparência

Prefeitura de Jardim contrata agência de publicidade por R$ 1 milhão

Ramal Propaganda LTDA foi a empresa vencedora da licitação