Pular para o conteúdo
Brasil

DEM anuncia expulsão de Rodrigo Maia por infração disciplinar

Maia se referiu a ACM Neto como "malandro baiano"
Arquivo -

A executiva nacional do Democratas anunciou nesta segunda-feira, 14, que optou pela expulsão do ex-presidente da Câmara e deputado federal (RJ). Em nota, o partido informou que, “após garantir o amplo direito de defesa ao parlamentar, os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha”. “A comissão nacional, à unanimidade de votos, deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado”, comunica o texto.

Os atritos entre Maia e o partido, presidido pelo ex-prefeito de ACM Neto, cresceram desde que a sigla decidiu apoiar para a sucessão de Maia na presidência da Casa o indicado pelo Palácio do Planalto, Arthur Lira (PP-AL), no lugar de Baleia Rossi (MDB-SP). No mês passado, o deputado Arthur Maia (DEM-BA) havia indicado que a situação havia se tornado insustentável após fortes críticas de Maia ao dirigente da sigla. “Mesmo sendo expulso, Rodrigo Maia deverá perder o mandato, pois é óbvio que a agressão gratuita e grosseira contra o presidente do partido configura uma desfiliação indireta”, declarou na ocasião Arthur Maia nas redes sociais.

À época do pedido de desfiliação do partido, Maia se referiu a ACM Neto como “malandro baiano” e disse que “esse baixinho não tem caráter”.

Considerando os meses recentes, Rodrigo Maia é a terceira autoridade a deixar o DEM: em maio, tanto o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, quanto o prefeito do , Eduardo Paes, anunciaram que se desligariam da sigla. Na sequência, Garcia anunciou a filiação ao PSDB, enquanto Paes foi para o PSD. (Colaboraram: Pedro Venceslau e Matheus de Souza)

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem abre fogo em festa junina e fere duas pessoas em Sidrolândia

Messi será titular da Argentina pela 1ª vez no ano, contra a Colômbia, antes do Mundial de Clubes

Ainda dá tempo: inscrições para 38 cursos gratuitos do IFMS vão até 18 de junho

detran

TCE-MS faz ressalvas em prestação de contas do Detran-MS, com recomendações

Notícias mais lidas agora

Bebê Sophie pode ser a mulher mais jovem vítima de feminicídio no Brasil 

CPI

CPI mira em integrantes do Consórcio Guaicurus em oitivas desta semana

CNH poderá ter toxicológico para 1ª habilitação; saiba quais substâncias são detectadas

Operador de teleatendimento

Com vagas de nível médio, seleção oferta 100 oportunidades para operador de teleatendimento

Últimas Notícias

Esportes

Bia Ferreira derrota argentina nos EUA, mantém título mundial e desafia outra campeã

Em dezembro do ano passado, a brasileira derrotou a francesa Licia Boudersa por decisão unânime para ficar com o título

Cotidiano

Radioterapia avança, mas expõe gargalo da falta de equipe para operação em MS

Ministério da saúde afirma que acelerador linear chega ainda em junho ao Mato Grosso do Sul

MidiaMAIS

Carmen Portinho: conheça a engenheira de MS que se tornou patrona do urbanismo no país

Carmen Portinho foi a primeira mulher urbanista do país e é tema de exposição em Campo Grande

Mundo

Trump enviará 2 mil soldados da Guarda Nacional para a Califórnia diante de protestos

O governo Trump enviará pelo menos 2.000 soldados da Guarda Nacional para Los Angeles após dois dias de protestos contra operações de deportação que culminaram em confrontos entre manifestantes e agentes federais. O presidente Trump ordenou que as tropas protegessem temporariamente agentes do Serviço de Imigração e Alfândega e funcionários do governo, bem como propriedades … Continued