Pular para o conteúdo
Brasil

Comitê recomenda que réveillon no Rio de Janeiro seja mantido

O comitê recomendou que a Secretaria Municipal de Saúde do Rio avalie a possibilidade e a viabilidade da exigência do passaporte
Arquivo -
Agência Brasil
Agência Brasil

O Comitê Especial de Enfrentamento à (CEEC) do município do , em reunião realizada hoje (29), apontou que, caso o atual ritmo da pandemia tendência permaneça no mesmo patamar, “a orientação é que as celebrações de final de ano no município do Rio poderão ser mantidas, como a festa de réveillon”. A decisão é embasada na melhora do cenário epidemiológico da cidade – evidenciada pela queda sustentada de casos, óbitos e outros indicadores de covid -19 há semanas.

O comitê recomendou que “a Secretaria Municipal de Saúde do Rio avalie a possibilidade e a viabilidade da exigência do passaporte vacinal em estabelecimentos de hospedagem e outros serviços, além de onde ele já é necessário”.

O CEEC informou ainda que com todos os casos sendo rastreados e seus contactantes testados pela atenção primária, não há indicação de alteração nas medidas restritivas.

Ômicron

A nova variante Ômicron, originária da África do Sul, que tem colocado o mundo em alerta mais uma vez, também esteve em debate no encontro do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19. Os especialistas reforçaram a importância de a SMS continuar investindo em testagem e no monitoramento de vigilância genômica.

Eles alertaram também que ainda não há dados suficientes para avaliar a transmissibilidade e virulência da Ômicron, e que a maioria dos casos reportados até então foram leves.

Cobertura vacinal

A nova cepa é motivo para ampliar a cobertura vacinal dos cariocas que, nesta segunda-feira (29), está em 76,8% da população total com as duas doses. O CEEC destacou ainda que todas as medidas para redução dos riscos contra covid-19  foram adotadas e que a alta cobertura vacinal neste momento garante a imunidade coletiva e a atual taxa de transmissão de 0,66.

Quem for a um posto de saúde para completar o esquema vacinal contra covid -19 também deve aproveitar e  se imunizar contra a no mesmo dia.  Entre os 11 mil sintomáticos respiratórios atendidos na rede de atenção à saúde no Rio nos últimos 15 dias avaliados pelo CEEC, todos testaram negativo para covid-19.

O Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 do Município do Rio é formado por especialistas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de universidades, de centros de estudo e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic 

Cadeirante agredido por segurança alega que havia ido à Americanas para comprar chocolate

Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar antecipação do 13º

vander pec

Vander critica exoneração de servidor que desejou morte de Bolsonaro: ‘faltou coerência’

Notícias mais lidas agora

CNMP inclui na pauta recurso contra Alexandre Magno uma semana após indicação para conselho

Ações judiciais que somam R$ 24,6 milhões podem ‘tomar’ sedes e imóveis do Sindijus

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

Dourados lidera em chuvas na primeira quinzena de abril em MS

Últimas Notícias

Esportes

Mirassol goleia Grêmio em jogo histórico, vence a primeira na Série A e ouve ‘olé’ da torcida

O resultado coroou uma noite memorável para o clube

Polícia

Caminhões furtados no PR são apreendidos com 50 mil pacotes de cigarros contrabandeados

Os caminhões foram encontrados abandonados

Esportes

São Paulo peca pela oscilação contra o Botafogo e empata pela 4ª vez no Brasileirão

Cariocas e paulistas ficaram no empate por 2 a 2

Polícia

PRF apreende 1,1 tonelada de maconha em Campo Grande

Agentes fiscalizavam na BR-060, quando deram ordem de parada ao condutor de uma Fiat Strada