Pular para o conteúdo
Brasil

Começa hoje quarta fase do open banking

Etapa prevê troca de dados sobre investimentos e outros produtos
Arquivo -

A quarta fase do open banking entrou em operação hoje (15) e deve ocorrer de forma escalonada até 25 de março de 2022. A partir desta etapa, as instituições financeiras poderão compartilhar dados referente a operações de câmbio, serviços de credenciamento, contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento, seguros previdência complementar aberta e capitalização.

“Com a fase 4, o open banking inicia o compartilhamento de um conjunto de informação além de produtos e serviços bancários tradicionais, o que marca o início de sua migração para Open Finance”, explicou o (BC), em comunicado.

A partir desta quarta-feira, as instituições participantes devem iniciar o processo de certificação funcional das interfaces de programação de aplicações (API, na sigla em inglês) dos produtos que serão compartilhados. O objetivo é garantir a qualidade e aderência às especificações dos sistemas.

Uma vez obtidas as certificações, o registro deve ocorrer até 4 de março do ano que vem para seguros, previdência complementar aberta e capitalização; 11 de março para serviços de credenciamento em arranjos de pagamento; 18 de março para operações de câmbio; e 25 de março de 2022 para contas de depósito a prazo e outros produtos com natureza de investimento. O cronograma foi divulgado pelo BC na semana passada.

O open banking é a padronização do processo de compartilhamento de dados e serviços financeiros pelas instituições autorizadas a funcionar pelo BC, por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de tecnologia. Por meio do sistema, os clientes têm poder sobre as informações levantadas pelos bancos e podem autorizar o compartilhamento a outras instituições.

Cronograma

Em vigor desde 1º de fevereiro, a primeira etapa do open banking permitiu o compartilhamento de informações das próprias instituições financeiras ao público, como características e preços de produtos e serviços bancários, canais de atendimento e localização de agências.

A segunda fase do open banking, que envolveu o compartilhamento de cadastros e de transações dos clientes entre as instituições financeiras, começou em 13 de agosto.

E a terceira etapa teve início em 29 de outubro, com a troca de informações sobre serviços de transferência via Pix, o sistema de pagamento instantâneo, em vigor desde o fim do ano passado. No ano que vem, a previsão é o compartilhamento gradual dos demais arranjos de pagamento: transferências entre contas do mesmo banco e TED em 15 de fevereiro, boletos em 30 de junho e débito em conta em 30 de setembro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morador em situação de rua é assassinado com 7 facadas nas costas e nuca em Campo Grande

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

loteria

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Últimas Notícias

Polícia

Câmeras mostram percurso de 20 minutos feito por amante ao jogar corpo de mulher em vala de Terenos

Amante disse que entrou em surto ao ver Raquel morta

Bastidores

[ BASTIDORES ] Jogou ‘no ar’

Movimentações em torno de candidaturas ao Senado ganha nova peça

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Centrão continua a forçar Hugo Motta para que apadrinhe a continuidade de Carlos Vieira na Presidência da Caixa

Motta não se mexe, para qualquer lado

Sérgio Cruz - O dia na história

1860 – Escravos libertados em Paranaíba

José Garcia Leal concedeu liberdade a escravos por meio de documento público