Nesta sexta-feira (6), a Prefeitura de Campo Grande doou o Sistema Monitora Saúde para o Governo Federal. O programa foi desenvolvido em abril de 2020 pelos servidores da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), em parceria com a Sesau (Secretaria de Estado de Saúde).
A ferramenta criada por Campo Grande já é usada por municípios de Sidrolândia e Camapuã. O prefeito Marquinhos Trad participou do encontro e assinou o termo de doação do Sistema Monitora Saúde para municípios e para o Governo Federal.
Assim, o Ministério da Saúde poderá distribuir para outros municípios a ferramenta tecnológica de Campo Grande. O sistema oferece monitoramento dos pacientes atendidos, a gestão completa de vacinação que vai do controle de estoque de vacinas, passa pelo monitoramento das gestantes vacinadas e entrega ao vacinado quase em tempo real a carteira digital de vacinação.
O prefeito destaca que a ferramenta otimiza o trabalho dos servidores e melhora o atendimento à população. “Eu digo para as nossas equipes que as boas experiências da gestão devem ser compartilhadas, não é diferente na tecnologia”, disse.
Para o diretor-presidente da Agetec, Paulo Cardoso, o sistema apoia as equipes de saúde da Capital. “Trabalhamos juntos para criar uma ferramenta que deu aos gestores o completo controle de todos os processos na vacinação contra a covid-19, desde o gerenciamento do estoque de vacinas até a programação da segunda dose”, explica.
Por fim, o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, agradece a parceria com a Agetec para desenvolvimento da ferramenta. Assim, ele afirmou que Campo Grande foi “reconhecida nacionalmente como referência em eficiência e planejamento”.
No dia 16 de julho deste ano, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga esteve em Campo Grande. Foi neste dia que aconteceu o ato formal de doação da plataforma ‘Monitora Saúde’ para o Governo Federal.