Pular para o conteúdo
Brasil

Câmara aprova projeto que cria política de bem-estar para profissionais da educação

Política de Bem-estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação
Arquivo -

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) o 1540/21, do deputado Professor Batista (PV-DF) e outros, que cria a Política de Bem-estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação, listando objetivos e diretrizes a serem seguidos em planos governamentais. A proposta será enviada ao Senado.

Segundo o substitutivo aprovado, da deputada Tabata Amaral (PDT-SP), os planos deverão ser elaborados em até um ano depois de o projeto virar lei. Para as escolas privadas, os planos serão optativos.

A fim de permitir a medição dos resultados e os impactos dos planos no clima organizacional e nas vivências dos profissionais de educação no ambiente de trabalho, os planos deverão conter indicadores de gestão atualizados anualmente e instrumentos de avaliação das metas, com publicação de relatório ao final da gestão do Executivo.

Deverá ainda haver acompanhamento de dados sobre falta ao trabalho, readaptação funcional e acidentes de trabalho, entre outros aspectos.

Para facilitar a execução dos planos, o formato deverá permitir o seu uso compartilhado pelos órgãos aos quais cabe a execução de políticas públicas, a prestação de serviços públicos e a descentralização da atividade pública.

A intenção dos autores é manter ações de atenção à saúde integral e de prevenção do adoecimento, além de despertar práticas que promovam o bem-estar no trabalho de maneira sustentável, humanizada e duradoura.

Os autores pretendem estimular uma “abordagem preventiva, e não meramente assistencialista”, defendendo que “a qualidade de vida no trabalho contribui para a promoção de fatores protetivos da integridade física, psicológica e social dos profissionais de educação”.

Para a relatora, “quando um professor se ausenta da sala de aula ou quando, mesmo estando presente, não consegue produzir, todos perdem: a escola, os professores, os estudantes, os pais, a sociedade como um todo”.

Definições
O projeto estabelece algumas definições para orientar a elaboração dos planos. Assim, qualidade de vida no trabalho será o conjunto de normas e práticas que integram as condições, a organização, os processos de trabalho, as práticas de gestão e as relações socioprofissionais com a finalidade de alinhar as necessidades e o bem-estar dos servidores à missão institucional.

Já a valorização do profissional da educação, por exemplo, é definida como o reconhecimento institucional, por meio da implementação de condições ambientais e relacionais, que contribua para a realização profissional, o aprimoramento das relações socioprofissionais e a ampliação da competência profissional.

Objetivos
São objetivos da política a promoção da saúde integral levando em conta as condições, os processos, os contextos de trabalho, o perfil, as necessidades específicas dos profissionais da educação e o número de jornadas realizadas em casa e no trabalho, assim como a carga horária e o número de alunos em sala de aula.

Também deverão ser buscados a redução dos índices de falta ao trabalho e de baixo desempenho; o fomento da formação continuada, da autonomia e da participação ativa; e a valorização do bem-estar no ambiente laboral com vivências obtidas por experiências lúdicas, culturais e esportivas.

Diretrizes

Entre as diretrizes destacam-se:

o estabelecimento de um plano organizacional para desenvolver ações para educação e inclusão social dos trabalhadores com deficiência, garantindo-lhes condições de trabalho adequadas;
o estímulo ao equilíbrio entre as atividades profissionais, os cuidados com a saúde e a vida pessoal dos trabalhadores;
o estímulo ao desenvolvimento contínuo do aprendizado; e
a promoção da troca de experiências pedagógicas entre os profissionais da educação, inclusive por meio de mentoria profissional para os novos profissionais da educação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Meu Detran MS”: Aplicativo reúne principais serviços e já está disponível para download

Armado com faca, ex descumpre medida protetiva e acaba morto a tiros ao avançar em PMs

No coração da periferia do Lageado, escola serve de farol para ‘pequenos gênios’ da ciência

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

Funcionários suspendem paralisação após Santa Casa efetuar pagamento em Campo Grande

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro é retomado e ministros fazem leitura dos votos

Na França, Bayrou apresenta renúncia após ser derrotado em voto de confiança no Parlamento

Últimas Notícias

Pimenta

Atuação do MPSP escancara inércia contra crime organizado em MS

Os indícios de inércia, omissão ou conivência no lado sul-mato-grossense saltam a cada investigação bem-sucedida de colegas paulistas

Política

Quem é Henrique Budke, prefeito do PSDB preso por fraude de licitação em Terenos

Prefeito recebeu apoio de deputado federal do PSDB condenado pelo TCE-MS

Brasil

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro é retomado e ministros fazem leitura dos votos

Núcleo 1 é composto por 8 réus, entre eles o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Trânsito

Ônibus do Consórcio Guaicurus bate em poste e passageiros são socorridos 

Acidente aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (9), após motorista tentar desviar de um veículo de passeio