Nesta sexta-feira (5), o secretário-executivo do , Elcio Franco, informou que o país tem interesse em comprar 10 milhões de doses da russa contra a Covid-19. Atualmente, a Sputnik V aguarda aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso emergencial no Brasil.

De acordo com o Ministério, o secretário-executivo disse que o país deve “contratar e comprar as 10 milhões de doses se o for plausível”. Ele informou que o pagamento será realizado após a Anvisa dar a autorização para uso emergencial da Sputnik V.

“E futuramente, a depender dos entendimentos que tivermos com a União Química, interessa-nos também adquirir a produção que a empresa vier a fazer no Brasil dessa vacina”, manifestou interesse. A quantidade de doses estimadas para compra é baseada em documento apresentado ao Ministério pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.

Assim, a substância imunizante é fabricada no local. Já no Brasil, a vacina deve ser feita no , pela farmacêutica União Química. Segundo o cronograma do Instituto, o Brasil poderá receber 400 mil doses uma semana após assinatura do contrato de compra. Por fim, ressalta que outros dois milhões seriam exportados depois de um mês e mais 7,6 milhões ao longo do segundo e terceiro.