Pular para o conteúdo
Brasil

Bolsonaro e Benítez discutem revisão do contrato de Itaipu Binacional

Brasil deseja aval do Paraguai para criar tilápias na hidrelétrica de Itaipu. Político conservador, Mario Abdo Benítez já teve outros dois encontros com Bolsonaro
Arquivo -
Benítez
Benítez

Em um encontro oficial no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, discutiram nesta quarta-feira, 24, a revisão do contrato da hidrelétrica Itaipu Binacional, que fica na fronteira entre os países. Os ministros Carlos França (Relações Exteriores) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) também participaram das conversas

Logo após a reunião, os dois líderes realizaram uma declaração à imprensa, mas não responderam a perguntas dos jornalistas presentes. O pronunciamento não constava da agenda oficial de Bolsonaro.

Os dois presidentes confirmaram novas discussões sobre o chamado “anexo C” do contrato de Itaipu. O trecho trata da parte financeira do tratado, que deve ser revisto, por lei, até 2023, quando completa 50 anos. “Temos até 2023 para avançar nesse processo de revisão. Avançamos na enorme cooperação mútua”, disse Benítez.

“Também outros assuntos tratamos, como, por exemplo, demos mais um passo na questão de criação de tilápia no lago de Itaipu. Isso passa pelo Parlamento do Paraguai, que há uma enorme boa vontade do governo local aqui presente”, acrescentou o chefe do Executivo brasileiro.

A possibilidade de criar a espécie de peixe em Itaipu é um sonho antigo de Bolsonaro, segundo quem a iniciativa aumentaria em 40% a oferta de tilápia no País.

De acordo com o presidente brasileiro, questões relacionadas à segurança de fronteiras, combate ao crime organizado e construção de pontes entre os dois países também foram tratadas na conversa.

“Vamos concluir a segunda ponte com o Paraguai em meados do ano que vem”, disse Bolsonaro. “Nosso intercâmbio comercial tem ido muito bem e vai ficar cada vez melhor. Sentimos e somos solidários aos problemas econômicos que porventura ocorrem no Paraguai. Sabemos que nosso relacionamento não é apenas comercial, tem o político e mais do que os dois juntos, o afetivo”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Do Sul’ mostra que é possível mostrar ao mundo nossa cultura e identidade, diz protagonista

Ex-namorada se pronuncia após acusações graves de Davi Brito: ‘Falta de fundamento’

Quatro são presos em operação contra abusadores de crianças em MS

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

PGR denuncia Waldir Neves pela segunda vez por lavagem de dinheiro

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

Com 118 mortes, Campo Grande passa de 1,3 mil casos de doenças respiratórias

Últimas Notícias

Transparência

Segunda contratação de advogado sem licitação em Ladário vira alvo do MPMS

Promotoria recomendou ao prefeito de Ladário, Munir Sadeq Ramunieh (PSDB), que rescinda mais um contrato de prestação de serviço jurídico com as mesmas atribuições da Advocacia-Geral do Município

Cotidiano

Preço do ovo em Campo Grande pode cair mais com caso de gripe aviária no Brasil

Proteína ficou bem mais cara na quaresma, em Campo Grande

Brasil

38 cisnes e patos de zoológico no RS morreram por gripe aviária, diz governo

Local está fechado para visitação por tempo indeterminado

Esportes

Calderano atropela tunisiano e avança à 3ª rodada do Mundial de tênis de mesa

Brasileiro é um dos favoritos ao título após ser campeão da Copa do Mundo em abril