Pular para o conteúdo
Brasil

Bolsonaro afirma que TCU inflou relatório com 50% a mais de mortes por covid

O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta segunda-feira, 7, que um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta número inflado de mortes por covid-19 no Brasil. O Estadão apurou que o TCU prepara uma nota sobre o assunto para negar a conclusão citada por Bolsonaro. “O relatório final, que não é conclusivo, disse que … Continued
Arquivo -

O presidente Jair Bolsonaro declarou nesta segunda-feira, 7, que um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta número inflado de mortes por covid-19 no Brasil. O Estadão apurou que o TCU prepara uma nota sobre o assunto para negar a conclusão citada por Bolsonaro.

“O relatório final, que não é conclusivo, disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, afirmou Bolsonaro a apoiadores, na entrada do Palácio da Alvorada.

“Esse relatório saiu há alguns dias. Logicamente que a imprensa não vai divulgar. Já passei para três jornalistas com quem eu converso e devo divulgar hoje à tarde. Está muito bem fundamentado, todo mundo vai entender, só jornalista não vai entender”, completou o presidente.

Ministros do TCU negam a existência de um relatório da Corte que coloca dúvida sobre 50% dos registros de morte por covid no País

O Brasil tem mais de 470 mil mortos por coronavírus. Desde o início da pandemia, Bolsonaro e aliados agem para minimizar o número de vidas perdidas em decorrência de covid-19. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), por exemplo, chegou a compartilhar nas redes sociais, em maio de 2020, notícias falsas de que o governo do Ceará estaria sepultando caixões vazios para inflar o número de vítimas da doença.

Na semana passada, ao justificar a realização da Copa América no Brasil, durante a pandemia, Bolsonaro novamente criticou as medidas de isolamento social adotadas por governadores e prefeitos. “Lamento as mortes, mas nós temos de viver. Se é para todo mundo ficar em casa, vamos determinar que é para o homem do campo ficar em casa também. Quero ver do que a cidade vai sobreviver”, afirmou ele.

Em pronunciamento veiculado em rede nacional de rádio e TV, na quarta-feira, 2, Bolsonaro também exaltou a vacinação contra o vírus e comemorou a transferência de tecnologia para o laboratório da Fiocruz fabricar o imunizante da AstraZeneca por conta própria.

Na ocasião, o grupo de sete senadores independentes e de oposição na CPI da Covid, conhecido como G7, divulgou nota para criticar o pronunciamento do presidente. “A inflexão do presidente da República celebrando vacinas contra a covid-19 vem com um atraso fatal e doloroso”, escreveram os senadores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Renato Câmara é reconduzido à presidência do MDB de Dourados para mais um mandato

Agesul lança licitação de R$ 11,4 milhões para pavimentar ruas em distrito de Rio Brilhante

lixo

Praça vira ponto de descarte de entulho no Jardim Panamá

Operador de teleatendimento

Está na lista? Prefeitura convoca supervisor e operador de teleatendimento

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Trump anuncia tarifa de 25% para Índia e diz que país será punido por relação com Rússia

Últimas Notícias

Polícia

Motor de geladeira pega fogo e casa fica parcialmente destruída após incêndio em Corumbá

Morador sentiu cheiro de fumaça vindo da cozinha

Polícia

Ação social visa oferecer vagas de emprego para egressos e familiares em Campo Grande

O evento será realizado nesta quinta-feira (31), das 08h às 16h, no Escritório Social de Campo Grande

Transparência

MPMS arquiva denúncia contra fiscalização de vereadora em UPAs de Dourados

Promotor pediu o arquivamento por entender que as denúncias relatadas devem ser investigadas pela polícia

Cotidiano

Dengue: 50 mil crianças e adolescentes não tomaram as duas doses da vacina na Capital

A Capital vacinou quase 25 mil pessoas com a primeira dose, mas somente 11.250 procuraram a segunda, segundo a Sesau