Brasil

Anvisa monitora suspeita da variante Ômicron em brasileiro com covid que voltou da África do Sul

Paciente é vacinado e está em isolamento domiciliar

Gabriel Maymone Publicado em 28/11/2021, às 15h27

Novo teste foi realizado no aeroporto de Guarulhos e deu positivo para covid
Novo teste foi realizado no aeroporto de Guarulhos e deu positivo para covid - Pixabay

Brasileiro vindo da África do Sul e desembarcou na noite de sábado (27) no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, testou positivo para covid, segundo informou neste domingo (28) a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). As informações são do portal G1.

Ainda não há confirmação se o paciente está infectado com a variante Ômicron. Ele é vacinado e está cumprindo isolamento domiciliar.

“A Agência fiscaliza e exige, por força de portaria interministerial, que o viajante apresente exame PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo)”, diz a nota da Anvisa.

Antes de embarcar na África do Sul, o passageiro estava com teste negativo, mas após sua chegada, a Anvisa foi informada sobre o resultado positivo após um novo teste de RT-PCR realizado no aeroporto.

“Diante do resultado, a Agência notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal, às 1h07 do dia 28/11. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso", continua a nota.

Dessa forma, tanto a Anvisa quanto os órgãos de saúde estadual e municipal monitoram o caso, bem como o Ministério da Saúde.

Jornal Midiamax