Pular para o conteúdo
Brasil

AGU recorre de decisão que barrou Enem em Manaus

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com recurso nesta quinta-feira, 14, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para derrubar a decisão que suspendeu a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Estado de Amazonas por causa da pandemia do novo coronavírus. Mais de 160 mil estudantes amazonenses estão inscritos no Enem. […]
Arquivo -
(Arquivo, Midiamax)

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com recurso nesta quinta-feira, 14, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) para derrubar a decisão que suspendeu a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Estado de Amazonas por causa da pandemia do novo . Mais de 160 mil estudantes amazonenses estão inscritos no Enem.

No recurso, a AGU – responsável por defender os interesses do – aponta “grave lesão à ordem pública” e alega que a organização do Enem no Amazonas já estava sendo feita “com a adoção de todas as medidas de biossegurança legais necessárias à garantia da saúde dos inscritos no exame em face do atual quadro de pandemia”.

Ao Estadão/Broadcast, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou que o exame está confirmado para o próximo domingo, 17, e para o seguinte, dia 24 de janeiro. O órgão, ligado ao Ministério da Educação, é responsável pela aplicação das provas.

No caso de , que sofre com a explosão de casos de covid-19 nos últimos dias, o presidente do Inep afirmou que tem conversado com autoridades locais para monitorar a situação. Segundo ele, se por algum motivo a prova não puder ser aplicada em algum local do País, o caso será analisado para avaliar se os estudantes daquela cidade poderão fazer em outra data. Segundo o edital do Enem, o Inep já prevê a reaplicação de provas nos dias 23 e 24 de fevereiro, mesma data em que está previsto o exame para pessoas privadas de liberdade.

Ao acionar o TRF-1, a AGU reconheceu que a “gravidade da emergência de saúde pública causada pela pandemia do coronavírus tem demonstrado os desafios às autoridades das três esferas federativas na concretização da política pública de saúde”. “Porém, não se pode adotar um entendimento excludente que oponha o acesso à educação superior e a proteção à saúde como políticas públicas inconciliáveis. Por isso, o Poder Executivo, que entre as funções de poder do Estado tem as melhores condições para estabelecer – com segurança, as condições de aplicação do Enem, precisa ter preservada a sua autonomia”, frisou o órgão.

A AGU também alega que os estudantes do Amazonas ficariam impedidos de participar de programas do Ministério da Educação (MEC), como o Prouni (que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior), e o sistema de Seleção Unificada (), pelo qual os estudantes buscam vagas em cursos de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior.

Na manhã desta quinta-feira, 14, o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e reafirmou a realização da prova em todo o País.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ataques a ônibus em SP são registrados até na Avenida Paulista

santa casa

Familiares e amigos se reúnem em oração por jovem internado na Santa Casa após ataque de pit bulls

Após oficialização do divórcio, Virginia Fonseca volta a usar nome de solteira

Um mês depois, família não sente mágoa de onça que matou Jorginho

Moradores do Pantanal vão a Brasília pedir plano sobre onças rondando comunidades

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

INSS: 339 mil beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento

Últimas Notícias

Política

Suspensão da exportação de carne bovina aos EUA pode baratear preço em MS, avalia Governo

Frigoríficos de MS habilitados para exportar aos Estados Unidos decidiram suspender a venda porque lotes chegariam ao outro país após o início da taxação de 50%

Polícia

Morto em tiroteio era sobrinho de um dos maiores fornecedores de maconha para o Brasil

Tio de Alexi era Felipe “Barón” Escurra, que chegou a ser preso em agosto de 2016 pela polícia paraguaia

Trânsito

VÍDEO: Motociclista fica ferido após bater em carreta no interior de MS

A colisão ocorreu na noite desta segunda-feira

Brasil

PF diz que Júnior Mano é ‘figura estruturante de organização criminosa’ para desvio de emendas

Desvio de emendas foi destinado a mais de 50 municípios do Ceará