Pular para o conteúdo
Brasil

Afirmando critérios técnicos, Aneel aprova a taxação da energia solar

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou a taxação de energia solar, medida que, caso entre em vigor, irá impactar de forma direta as pessoas que geram sua própria energia. Conforme publicado no portal Compre Rural, a Aneel e o Governo Federal afirmam possuírem motivos técnicos para a cobrança de taxas sobre a Geração […]
Arquivo -

A (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou a taxação de , medida que, caso entre em vigor, irá impactar de forma direta as pessoas que geram sua própria energia.

Conforme publicado no portal Compre Rural, a Aneel e o afirmam possuírem motivos técnicos para a cobrança de taxas sobre a Geração Distribuída.

Um dos pontos levantados pelas pessoas contrarias a taxação, é que a não cobrança pelo uso da rede de distribuição ou por encargos e perdas no sistema energético é um dos incentivos para esses geradores de energia.

Ambas as taxas, já são cobradas dos demais usuários e passarão a ser exigidas também daqueles que geram sua própria energia, caso as medidas propostas pela Aneel entrem em vigor.

Essa resolução surgiu como uma forma de incentivo à geração distribuída. Contudo, ela já passou por duas revisões, em 2015 e 2017, e encontra-se atualmente em discussão sobre a possibilidade de que haja uma nova alteração, da qual a Aneel propôs em 2019, a taxação de energia solar em até 62%.

Sendo assim, passaria a haver uma cobrança para aquele que produzem e consomem energia solar pelas redes de distribuição.

A tarifa de energia paga pelos consumidores não envolve, apenas o custo da energia em si. Há encargos e também o custo da rede que não são pagos no modelo vigente. Por conta disso, esses valores acabam sendo repartidos entre os demais consumidores.

A proposta da Aneel era de que a cobrança dos custos da rede e dos encargos fosse implementada de forma escalonada para os consumidores de Geração Distribuída.

Para os novos, a cobrança do custo da rede passaria a ocorreu já em 2020. Em 2030, eles também arcariam com os encargos. No caso dos consumidores que já possuem a Geração Distribuída, a cobrança começaria a valer só em 2031.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rede elétrica onde homem morreu eletrocutado era de 34 mil volts, segundo Polícia

Ação da PRF no ‘feriadão’ terá aumento de efetivo e mais fiscalização nas rodovias federais

‘Assustada’: Vizinhos relatam rotina discreta de mulher vítima de cárcere privado

Fashion Revolution aborda sustentabilidade na moda com diversas atividades em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

CNMP inclui na pauta recurso contra Alexandre Magno uma semana após indicação para conselho

Ações judiciais que somam R$ 24,6 milhões podem ‘tomar’ sedes e imóveis do Sindijus

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

Erika Hilton aciona MRE após ter visto dos EUA com gênero masculino

Últimas Notícias

Polícia

Homem é preso transportando haxixe escondido em pneu na fronteira

O homem afirmou aos policiais não ter conhecimento da droga

Mundo

Embaixada diz que governo dos EUA só reconhece dois sexos “imutáveis”

Visto de entrada de deputada trans foi emitido com o gênero masculino

Transparência

Ações judiciais que somam R$ 24,6 milhões podem ‘tomar’ sedes e imóveis do Sindijus

Proposta será debatida pelos associados ao sindicato, um dos mais ricos de Mato Grosso do Sul

Le Blog Maria Antonia

William Levy é preso nos EUA e fãs reagem com bom humor nas redes

A prisão de William Levy virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias. O galã das novelas mexicanas, famoso por seu charme e beleza, foi detido em Weston, na região metropolitana de Miami, após ser acusado de comportamento desordeiro em local público e invasão de propriedade privada. O caso rapidamente viralizou … Continued