O céu de Caxias do Sul, na serra gaúcha, foi cortado por um com luminosidade maior que a Lua durante a queda. O fenômeno foi registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung, na madrugada desta quinta-feira (1º).

O meteoro teria entrado o meteoro entrou na atmosfera a uma altitude de 100 km, a 114,9 km de distancia de Taquara, segundo o professor Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório e diretor científico da região Sul da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network)

“O fato que é interessante seria que foi o maior registrado até hoje no Sul desde 2016”, disse o professor ao portal G1.

Meteoro gigantesco no céu do Rio Grande do Sul

Esse foi o meteoro gigantesco que cruzou o céu do nesta madrugada de quinta-feira, 01/10. Vídeo: Observatório Heller-Jung/BRAMON

Posted by Mistérios do Espaço on Thursday, October 1, 2020

Ainda segundo Fernando, o meteoro, que caiu às 1h09, é um bólido, fragmento com magnitude igual ou superior a -4 e que, no final, explode. Números negativos indicam um brilho maior do meteoro.

“Em função da onda de choque que ele produz, há sensação de explosão. Quando ocorre isso, o meteoro possivelmente deixou resquícios, produzindo meteoritos no solo”, diz.