A cidade de Ourinhos, na região de Bauru, interior de São Paulo, vivenciou horas de terror na madrugada deste sábado (2). Um grupo de bandidos fortemente armados ocupou a região central para assaltar agências bancárias na região central da cidade, levando terror aos seus cerca de 110 mil habitantes e moradores de cidades vizinhas. Acredita-se que a ação foi planejada tendo em vista a liberação de recursos do Auxílio Emergencial, que aumentou a circulação de dinheiro nos bancos. Uma pessoa foi feita refém e ficou ferida, conforme a imprensa local.
A Polícia Militar paulista estima que cerca de 40 bandidos participaram da ação, usando 10 veículos. O foco principal seria a agência do Banco do Brasil, que foi alvo de explosão para acesso a cofres, mas informações são de que outros bancos foram atacados.
Pelo menos seis pessoas teriam sido feitas reféns. Uma delas foi amarrada no teto de um automóvel e usada como “escudo humano” –ela aparece em vídeos feitos por moradores que circulam pelas redes sociais. Uma vítima foi baleada na perna, mas foi socorrida e não corre risco de morte.
Nas gravações dos moradores, é possível ouvir os disparos de fuzis, que deixaram marcas em prédios, bem como vislumbrar alguns dos autores, usando máscaras, metralhadoras e coletes à prova de balas. Eles ainda fizeram reféns pelas ruas. Várias cápsulas deflagradas foram encontradas pela área central de Ourinhos. Confira abaixo algumas imagens da ação:

As autoridades afirmam que o grupo usou drones para monitorar a aproximação da PM. Eles ainda cercaram bases policiais e metralharam um posto policial no Centro, que foi destruído. Houve troca de tiros.
Três artefatos explosivos foram deixados pela cidade: um na agência do BB, um na rua e outro em frente ao batalhão da PM. O Banco do Brasil informou que não abrirá na segunda-feira (4) a fim de analisar os estragos. Os bandidos conseguiram fugir, mas a quantia roubada não foi informada –extra-oficialmente, fala-se em aproximadamente R$ 100 milhões. A Central de Videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública de Ourinhos também gravou cenas da ação. Não havia notícias sobre prisões até a veiculação desta reportagem. (Com agências)