Todos que possuem um celular já tiveram seus momentos de fotógrafos, uns até gostam da ideia e levam a atividade como um hobbie, usando câmeras e fazendo diversos registros do dia a dia.

Para estes, sempre existe a possibilidade de algum registro inusitado, ou algo incomum, talvez essa seja a palavra para descrever a cena flagrada pela enfermeira Dandara Matias Guedes, a foto de um tubarão “pegando onda” em uma praia em Fernando de Noronha.

Dandara Matias Guedes é enfermeira, mora na ilha e contou que gosta de fotografar nas horas vagas, “eu gosto de fotografar, sempre que é possível, nas minhas folgas. Estive na Cacimba do Padre e vi cinco tubarões numa região com muitas sardinhas. Preparei a máquina, fiz uma série de fotos e consegui o registro. Adorei o resultado”, contou ao portal G1.

Segundo a fotógrafa, o tubarão que aparece nas imagens possui mais de 1,5 metros de cumprimento e também revelou que preferiu não entrar na água naquele dia, mas não por medo dos animais e sim porque o mar estava revolto.

Susto! Mulher fotografa tubarão “pegando onda” em Fernando de Noronha
Tubarão foi registrado em tubo na Cacimba do Padre (Foto: reprodução/Dandara Guedes/Acervo pessoal)

De acordo com o engenheiro de e especialista em tubarões, Léo Veras, a cena pode parecer em comum, mas os animais estavam realizando uma ação rotineira para se alimentarem.

“As fotos são lindas e retratam o momento em que o tubarão administra o cardume de sardinhas, uma espécie de patrulha. O objetivo dele é evitar que as sardinhas se afastem da praia. No final da tarde, inicia a alimentação, devorando as sardinhas”, explicou Veras.

Ainda de acordo com Veras, “os tubarões não surfam as ondas, como fazem os golfinhos. Eles permanecem na região até poucos segundos antes de a onda quebrar”.