STF irá julgar legalidade de soltura de André do Rap
Está agendado para esta terça-feira (13), o julgamento dobre a soltura do narcotraficante André do Rap, um dos líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital). A data foi agendada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, o mesmo que suspendeu a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, também do STF, que culminou na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Está agendado para esta terça-feira (13), o julgamento dobre a soltura do narcotraficante André do Rap, um dos líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital). A data foi agendada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, o mesmo que suspendeu a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, também do STF, que culminou na soltura de André do Rap.
No julgamento marcado para amanhã, o plenário irá decidir se a decisão de Luiz Fux será confirmada ou não, conforme publicado no portal Terra. No momento, o narcotraficante está foragido, após sua soltura.
O ministro Marco Aurélio usou um trecho novo aprovado na legislação brasileira, aprovado em 2019 pelo Congresso e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no chamado pacote anticrime, para justificar a soltura de André do Rap.
Com esse novo trecho, o Código de Processo Penal estabelece que a prisão preventiva deve ser reavaliada pelo juiz a cada 90 dias, sob pena de se tornar ilegal.
Neste caso, onde a soltura do narcotraficante foi decidida sem que a Procuradoria-Geral da República tenha tido a oportunidade de se manifestar, gerou críticas ao ministro Marco Aurélio.
Apesar das críticas, há aqueles que defendem a decisão do ministro, alegando que ele apenas aplicou o que estava escrito na lei, formando críticas ao Ministério Público deveria ter pedido a prorrogação da prisão.
No julgamento desta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República defenderá o restabelecimento da prisão, como decidido por Fux, apontando o risco à ordem pública, com a passividade de que André do Rap retome o comando da facção criminosa.
Notícias mais lidas agora
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
Últimas Notícias
Identidade visual do Brics 2025, realizado no Brasil, terá árvore amazônica como símbolo
Samaúma, àrvore da Floresta Amazônica será símbolo do encontro
Belas Artes, Ernesto Geisel e escolas: prioridade é terminar obras paralisadas em Campo Grande, diz Adriane
Prefeita também destacou projetos a serem discutidos, como obras de viaduto na rotatória da Coca-Cola, na saída para São Paulo
Motorista que morreu carbonizado em acidente estava em zigue-zague na rodovia MS-276
Outros motorista tentaram tirar José de dentro do carro, mas ele estava preso nas ferragens
‘Cada vez melhor’, diz pai sobre criança internada com 1,1 mil picadas de abelhas no MS
O ataque ocorreu no dia 1º de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.