Pular para o conteúdo
Brasil

Sem Bolsonaro, Toffoli, Maia e Alcolumbre discutem medidas contra coronavírus

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), se reuniram nesta segunda (16) com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para discutir medidas que o Judiciário e o Legislativo podem adotar contra a propagação do coronavírus. O presidente Jair Bolsonaro decidiu não parti...
Arquivo -

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), se reuniram nesta segunda (16) com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para discutir medidas que o Judiciário e o Legislativo podem adotar contra a propagação do coronavírus. O presidente Jair Bolsonaro decidiu não participar da reunião.

A reunião no STF durou mais de duas horas. Após o encontro, Toffoli afirmou que a corte vai manter as sessões presenciais de julgamento, mas vai ampliar o uso do plenário virtual -no qual os ministros votam pela internet.

Mandetta disse que é importante que os Poderes continuem funcionando e não aconselhou o tribunal a suspender as sessões. “Eles [ministros] devem se utilizar muito dos meios eletrônicos”, sugeriu.

O STJ (Superior Tribunal de Justiça), diferentemente, decidiu suspender as sessões presenciais ao menos até o dia 27. O presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, também participou da reunião no Supremo.

Tanto Toffoli como Mandetta disseram que é importante que neste momento de crise o governo possa responder com agilidade ao avanço do coronavírus, adquirindo insumos de saúde com mais agilidade.

Para isso, conversaram sobre possibilidades de flexibilizar a Lei de Licitações (nº 8.666) neste período, o que pode ter de passar também pelo Legislativo.

O ministro da Saúde afirmou que já havia conversado com o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), José Múcio Monteiro, sobre esse tema. O ministério quer ter garantia de que não terá problemas mais adiante se fizer compras emergenciais.

Mandetta foi questionado por jornalistas sobre a participação de Bolsonaro no ato de domingo, no qual o presidente falou de perto com apoiadores e fez selfies com eles em frente ao Palácio do Planalto.

“Acho que o presidente fez a sua passagem ali, vocês podem questionar”, respondeu. “Agora, ontem, a praia estava superlotada no . Os bares do Leblon, tem amigos meus que me mandavam várias fotos brindando.”

(Com informações de agências)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Do ‘Pare’ ao quebra-molas: como solicitar sinalização de trânsito em bairros de Campo Grande?

Caminhonete fica destruída após pegar fogo na MS-157 em Maracaju

Com desfalque de 8 jogadores, Operário FC encara Uberlândia neste sábado no Jacques da Luz

mega-sena

Fez sua aposta? Mega-Sena sorteia R$ 38 milhões neste sábado

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Mulher rompe aorta após orgasmo

Últimas Notícias

Mundo

EUA: Trump anuncia tarifas de 30% sobre produtos do México e da União Europeia

Presidente da Comissão Europeia afirmou que não há reciprocidade comercial entre novas tarifas de Trump

Brasil

Mediante conflitos, 96 pesquisadores brasileiros desistem de doutorado sanduíche nos Estados Unidos

Presidente da Capes diz que pesquisadores optaram por doutorado em outros países

Esportes

Palmeiras terá maratona com jogos a cada três dias

Alviverde só terá descanso caso seja eliminado da Copa do Brasil

Famosos

Everton Boi: conheça o ex-jogador de vôlei da Seleção Brasileira assassinado em MT

Ex-jogador da Seleção Brasileira de vôlei, Everton Boi foi assassinado em Cuiabá, no MT, dentro do próprio carro; conheça quem foi o ex-atleta