Parte dos moradores de Jati, município do Ceará, já estão voltando para as próprias casas. Cerca de duas mil pessoas foram afetadas e precisaram ser evacuadas na madrugada deste sábado (22), após vazamento em uma do Rio São Francisco.

Ao Estadão, o dentista Thobias Linhares comentou que após o rompimento foi possível ouvir um grande barulho da água. “Na hora que rompeu não deu para ouvir, só depois que começou a jorrar água”, lembrou.

Ainda de acordo com ele, “quando a sirene começou a alertar a população do perigo, todo mundo ficou muito aflito. Muita correria, as pessoas abandonando suas casas”. Então, na tarde deste sábado (22), Linhares afirmou que algumas famílias já foram autorizadas a voltar para as casas. “Ouvi falar que já está tudo resolvido, que não há ameaça de rompimento da barragem e já estão liberando as pessoas para voltar para suas casas”.

Em entrevista ao Estadão, o coronel Holanda, que é comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador geral da defesa civil do Ceará, garantiu que a situação da barragem foi controlada. “Estamos fazendo uma triagem seletiva com os moradores. Os que não puderem voltar para casa permanecem na residência de familiares ou em prédios públicos do município”, explicou.

Por fim, o comandante comentou que já existem maquinários no local do rompimento, para fazer a reconstrução da estrutura afetada.

Rompimento da barragem

Na madrugada deste sábado (22), pelo menos duas mil pessoas foram evacuadas após vazamento na Barragem Jati, localizada em município do Ceará. A integração do rio São Francisco foi inaugurada em junho, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Ainda na sexta-feira (21), houve rompimento de uma tubulação na barragem. Assim, aconteceu um vazamento na obra do Eixo Norte do Projeto Integração do rio. Com isso, na sexta-feira (21), o MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional) divulgou nota afirmando que a situação havia sido contida.

Entretanto, durante a noite da sexta e início da madrugada deste sábado (22), moradores próximos a barragem foram avisados sobre a evacuação por meio de carro de som, de acordo com a Folha de S. Paulo.