Pular para o conteúdo
Brasil

Retorno de moradores é autorizado após rompimento de barragem no Ceará

Parte dos moradores de Jati, município do Ceará, já estão voltando para as próprias casas. Cerca de duas mil pessoas foram afetadas e precisaram ser evacuadas na madrugada deste sábado (22), após vazamento em uma barragem do Rio São Francisco. Ao Estadão, o dentista Thobias Linhares comentou que após o rompimento foi possível ouvir um […]
Arquivo -

Parte dos moradores de Jati, município do Ceará, já estão voltando para as próprias casas. Cerca de duas mil pessoas foram afetadas e precisaram ser evacuadas na madrugada deste sábado (22), após vazamento em uma do Rio São Francisco.

Ao Estadão, o dentista Thobias Linhares comentou que após o rompimento foi possível ouvir um grande barulho da água. “Na hora que rompeu não deu para ouvir, só depois que começou a jorrar água”, lembrou.

Ainda de acordo com ele, “quando a sirene começou a alertar a população do perigo, todo mundo ficou muito aflito. Muita correria, as pessoas abandonando suas casas”. Então, na tarde deste sábado (22), Linhares afirmou que algumas famílias já foram autorizadas a voltar para as casas. “Ouvi falar que já está tudo resolvido, que não há ameaça de rompimento da barragem e já estão liberando as pessoas para voltar para suas casas”.

Em entrevista ao Estadão, o coronel Holanda, que é comandante do Corpo de Bombeiros e coordenador geral da defesa civil do Ceará, garantiu que a situação da barragem foi controlada. “Estamos fazendo uma triagem seletiva com os moradores. Os que não puderem voltar para casa permanecem na residência de familiares ou em prédios públicos do município”, explicou.

Por fim, o comandante comentou que já existem maquinários no local do rompimento, para fazer a reconstrução da estrutura afetada.

Rompimento da barragem

Na madrugada deste sábado (22), pelo menos duas mil pessoas foram evacuadas após vazamento na Barragem Jati, localizada em município do Ceará. A integração do rio São Francisco foi inaugurada em junho, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Ainda na sexta-feira (21), houve rompimento de uma tubulação na barragem. Assim, aconteceu um vazamento na obra do Eixo Norte do Projeto Integração do rio. Com isso, na sexta-feira (21), o MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional) divulgou nota afirmando que a situação havia sido contida.

Entretanto, durante a noite da sexta e início da madrugada deste sábado (22), moradores próximos a barragem foram avisados sobre a evacuação por meio de carro de som, de acordo com a Folha de S. Paulo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista que levava 37 Kg de cocaína de Campo Grande a São Paulo é preso na BR-262

Motta anuncia formalmente grupo de trabalho da reforma administrativa

São Paulo goleia para assumir 3ª colocação do Brasileiro Feminino

Motorista de caminhonete é baleado por ladrões em tentativa de assalto

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Ciclista morre em acidente envolvendo carreta bitrem

Últimas Notícias

Cotidiano

Campanha Seu Abraço Aquece arrecada 230 cobertores e mais de 200 peças de roupas

Campanha teve como objetivo arrecadar itens de inverno novos ou em bom estado

Brasil

Senado aprova projeto que simplifica licenciamento ambiental; texto vai à Câmara

Lei Geral do Licenciamento Ambiental é esperada pelo setor produtivo

Brasil

Câmara aprova projeto sobre reajuste salarial de servidores

O texto agora vai para o Senado

Polícia

Grupo de WhatsApp com ataques racistas à estudante vira caso de polícia em Campo Grande

Caso foi denunciado na delegacia