Pular para o conteúdo
Brasil

Agência de espionagem do Brasil estima 5,5 mil mortes por coronavírus com atraso na quarentena

Um relatório atribuído a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), elaborado na noite da segunda-feira (23) e vazado ao site The Intercept Brasil logo após declaração do presidente Jair Bolsonaro em rede nacional, aponta que até o fim de março os números de casos confirmados de Covid-19, causada pelo novo coronovírus, podem chegar a quase 36 […]
Arquivo -

Um relatório atribuído a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), elaborado na noite da segunda-feira (23) e vazado ao site The Intercept Brasil logo após declaração do presidente Jair Bolsonaro em rede nacional, aponta que até o fim de março os números de casos confirmados de Covid-19, causada pelo novo coronovírus, podem chegar a quase 36 mil com adoção tardia de medidas como isolamento social e quarentena.

O mesmo relatório aponta que o número pode ser bem menor, 7,3 mil, caso as medidas sejam adotadas a tempo e estima que o número de morte no Brasil, considerando curva semelhante à China, e Itália, seria de 5.571 até o dia 6 de abril. Com as medidas precoces de contenção, como na e na Alemanha, o número cairia para 2.062.

A variação da projeção se baseia em duas possíveis curvas de crescimento da pandemia: uma mais drástica, tal qual ocorreu no Irã, Itália e China, onde as medidas foram adotadas de forma tardia. E outra amenizada, considerando países que adotaram quarentena mais cedo, como França e Alemanha.

Na prática, com base no documento vazado e atribuído à Abin, as projeções confirmam o que as autoridades sanitárias do mundo inteiro falam desde a oficialização da pandemia e também reforçam que medidas como quarentena e isolamento social são eficientes na contenção do Covid-19. Na noite da terça-feira (24), no entanto, o presidente Jair Bolsonaro relativizou a pandemia e, inclusive, criticou as medidas de quarentena adotadas por Estados e municípios Brasileiros.

Rede sobrecarregada

As projeções auxiliam as autoridades em saúde a planejar que investimentos são necessários e também a averiguar se o sistema de saúde no país é capaz de absorver a demanda por internações relativas à doença.

Com base nos dois cenários (um com adoção de medidas precoce e outro tardio), portanto, haveria duas projeções possíveis no período de uma semana. Caso a curva mais grave se confirme no Brasil, 1,72% (1.025) leitos de UTI seriam necessários até a próxima semana. Caso a situação seja contida, com base em medidas como a quarentena e isolamento social, 1,01% (602) seriam requisitados. Já na projeção para daqui a duas semanas, na curva grave seriam necessários 17,40% dos leitos, enquanto na curva considerando a situação sob controle, seriam necessários apenas 6,02%.

Em Mato Grosso do Sul, com base no cenário favorável, 0,27% dos leitos comuns da rede pública (15) e 1,20% (8) dos leitos de UTI seriam utilizados em uma semana. Na projeção para duas semanas, os números subiriam para 1,61% (90) e 6,74% (45), respectivamente. Já no cenário pessimista, com adoção tardia de isolamento, 0,45% dos leitos comuns e 1,95% leitos de UTI seriam utilizados para Covid-19 até a próxima semana. Para duas semanas, os números subiriam 4,79% e 20,06%.

Taxa de letalidade

Com base nos números do documento atribuído à Abin – 34 óbitos até a noite da segunda-feira, a taxa de letalidade do Covid-19 seria considerado baixa em relação ao ocorrido em outros países, onde a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima de 3% a 4%. Porém, de acordo com o documento vazado, o número reflete apenas o início da epidemia no país. Nesse contexto, vale destacar que o Ministério da Saúde já considera um fato o crescimento tanto de casos confirmados como de óbitos.

Clique AQUI e confira o documento na íntegra.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista fica ferida após bater em carro na Avenida Fábio Zahran em Campo Grande

Ministro Gilmar Mendes

Gilmar Mendes critica ‘narrativas’ contra o STF

Paraguai reforça segurança em penitenciária da fronteira com MS após transferências de presos

Na largada do ‘tarifaço’, Nelsinho diz que negócios com a Rússia podem render taxação de até 500%

Notícias mais lidas agora

Início do tarifaço impacta carne, mas ‘livra’ outros dois principais produtos de MS

denúncia mpf pedágio br-163 ccr

Motiva lucra R$ 480 milhões na BR-163 em MS após vencer leilão no 2º trimestre

governo redução contenção gastos milhões

Com corte de gastos, Governo de MS prevê economia de R$ 650 milhões até o fim do ano

Hidroponia na vitrine para escolha leva inovação de hortifrúti para moradores do Coophasul

Últimas Notícias

Cotidiano

MS terá reuniões semanais com Ministério da Saúde após caso de sarampo no Paraguai

Secretaria Estadual de Saúde considera que há

Transparência

MPMS abre credenciamento para food-trucks comercializarem lanches a servidores

Interessados deverão seguir regras previstas em edital

Famosos

Livinho é desclassificado do Dança dos Famosos e Globo procura substituto; entenda

MC Livinho está fora do Dança dos Famosos; Luciano Huck já estaria prestes a anunciar o nome que substituirá o funkeiro na competição

Cotidiano

Tijuca recebe mutirão gratuito de saúde do homem e da mulher neste sábado

O câncer de mama e o de próstata estão entre os que mais afetam a saúde de mulheres e homens