Pular para o conteúdo
Brasil

Fakenews: água tônica com quinino não ajuda a tratar ou prevenir Covid-19

A quinina, ou quinino, não é a mesma substância que a cloroquina e a hidroxicloroquina. Embora as três substâncias sejam eficazes no combate à malária, elas são moléculas diferentes entre si, apesar de parecidas, publicou o site Pipeify. As duas últimas estão sendo testadas, assim como outros medicamentos, no tratamento da Covid-19. Porém, não há […]
Arquivo -

A quinina, ou quinino, não é a mesma substância que a cloroquina e a hidroxicloroquina. Embora as três substâncias sejam eficazes no combate à , elas são moléculas diferentes entre si, apesar de parecidas, publicou o site Pipeify.

As duas últimas estão sendo testadas, assim como outros medicamentos, no tratamento da Covid-19. Porém, não há qualquer estudo que sugira que a quinina tenha algum efeito sobre a doença.

A água tônica é composta, basicamente, por duas substâncias: água e quinino. Essa última é extraída da casca de uma árvore, chamada quina, e pode ser utilizada para o tratamento da malária. Porém, as concentrações de quinino na água tônica são muito baixas se comparadas às doses utilizadas para o tratamento da doença.

De acordo com o Decreto nº 6.871, de 2009, no , a água tônica deve conter de 3 e 7 miligramas de quinino a cada 100 ml de bebidas. Ou seja, uma lata de água tônica de 350 ml tem entre 10,5 mg e 24,5 mg de quinino. O Guia Prático de Tratamento da Malária no Brasil, do , mostra que são usados pelo menos dois comprimidos de sulfato de quinina de 500 mg por dia. Dessa maneira, seriam necessários pelo menos 14 litros de água tônica por dia para chegar na dose mínima do remédio – que não está sendo usado no combate à Covid-19 e nem sendo testado em pacientes.

A Fever-Tree, marca norte-americana que produz água tônica, precisou criar uma seção no site para explicar que o produto não cura a Covid-19. Ao serem questionados sobre a eficácia da bebidas no tratamento da doenças, representantes da empresa responderam que os medicamentos usados no tratamento da malária têm “uma quantidade significativamente maior de quinina” do que a água tônica. No Brasil, o site PFarma, de conteúdo farmacêutico, publicou um texto em março explicando por que a quinina na água tônica não é eficiente contra o novo .(Informações do site Pipeify)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pesca no Parque Antenor Martins em Dourados é liberada e vai até domingo

De Campo Grande, atleta de 14 anos conquista duas medalhas em competição na Sérvia

Bombeiro é condenado após furto de carga de cigarros eletrônicos em acidente na MS-040

[ BASTIDORES ] expediente curto no feriadão e contrato na mira do MPF

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, três mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: Quinta-feira é de celebração da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio

‘Boom’ imobiliário transforma Inocência em canteiro de obras e aluguel chega a R$ 15 mil

Por R$ 3,1 milhões, Paranaíba fecha contratos para aquisição de alimentos às secretarias

Últimas Notícias

Mundo

UE passa a considerar 7 países ‘seguros’ e restringir asilo a seus cidadãos

Medida serve para ter maior controle sobre os pedidos de asilo na União Europeia

Política

Câmara vai debater proibição da exposição de crianças em situação de abandono em semáforos da Capital

Medida busca proteger o público infantil da exploração por meio da mendicância ou da venda de produtos em locais de grande movimentação

Brasil

Caso Guarujá: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia

Em dezembro de 2024, um surto de norovírus contaminou mais de duas mil pessoas

MidiaMAIS

Elefanta que saiu da Argentina faz parada em Mato Grosso do Sul

Populares ficaram alvoroçados na cidade e se reuniram no posto de combustíveis para tentar vê-la