Pular para o conteúdo
Brasil

Professores da UFGD apostam no teatro como ferramenta no ensino de Química

Ao assistir uma peça de teatro, as pessoas são levadas a diferentes emoções, vivendo uma realidade alternativa na qual tudo pode acontecer, ser discutido, modificado, remontado e ressignificado. Essa liberdade pode ser usada como uma ferramenta de ensino, desde a educação básica até a formação de professores. Educadores de todo o Brasil já fazem uso […]
Arquivo -

Ao assistir uma peça de teatro, as pessoas são levadas a diferentes emoções, vivendo uma realidade alternativa na qual tudo pode acontecer, ser discutido, modificado, remontado e ressignificado. Essa liberdade pode ser usada como uma ferramenta de ensino, desde a educação básica até a formação de .

Educadores de todo o Brasil já fazem uso do teatro no ensino de Ciências e Química, e as experiências e reflexões de alguns deles fazem parte do livro  “O Teatro de Temática Científica na Formação Professores de Química”, organizado pelos docentes da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET/),  Ademir de Souza Pereira, Adriana Marques de Oliveira e Vivian dos Santos Calixto.

O livro reúne relatos de pesquisadores vinculados à Universidade Federal da Grande (UFGD), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal do (UFRJ), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

“Tais vivências e experiências de pesquisas poderão auxiliar professores da Educação Básica e futuros professores em formação a articularem novas ideias para a divulgação científica por meio de teatro”, afirmam os organizadores do livro.

“As atividades descritas no livro envolvem situações integradas que abordam os diferentes processos de relação do Teatro com Temática Científica na constituição de saberes que podem envolver a relação dos cientistas, as questões humanas, históricas, culturais, econômicas, entre outras. Nesse contexto, a Ciência é utilizada como pano de fundo e narrativa central para discutir o conhecimento científico relacionado à formação inicial docente; e, por isso, convidamos os leitores a conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo grupo da área de Educação em Ciências/Química”, convidam os professores Ademir, Adriana e Vivian.

O livro foi lançado pela editora Appris e pode ser adquirido clicando aqui. A edição foi realizada com recursos do edital PROPP nº 14/2019, referente ao Programa de Apoio à Pesquisa da UFGD. O objetivo do edital é expandir as atividades de pesquisa, ampliar a produção científica de qualidade e fortalecer os programas de pós-graduação da Universidade.

Participaram da seleção os servidores efetivos da UFGD (professores e técnicos) coordenadores de projetos de pesquisa cadastrados na Coordenadoria de Pesquisa. O orçamento total disponível era de R$ 305.000,00 e poderia financiar manutenção de equipamentos laboratoriais, materiais de consumo, serviços de tradução, revisão e versão, publicações de artigos e livros, inscrições em eventos. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime