O coronel Homero de Giorge Cerqueira, exonerado da presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) pelo ministro do , , divulgou uma mensagem para amigos, na qual diz que recebeu a notícia de sua demissão com “espanto e indignação”.

“É com espanto e indignação que fui informado de minha do cargo de presidente do ICMBio”, diz o coronel, afirmando que dará sua “mensagem verdadeira” sobre a situação. “Nunca pedi para ocupar este cargo e aceitei o convite como um desafio, não pedi para sair, fui surpreendido. Foi uma missão dada é cumprida com o melhor de mim”, escreveu.

Ele conclui afirmando que agradece a toda equipe do ICMBio de diretores, técnicos e administrativos pelo trabalho e empenho em suas funções. “Finalizo está etapa fortalecido. Sigo em frente para novas missões. Família, Força e honra por um Brasil melhor”, conclui.

Desgaste

O desgaste entre o ministro Ricardo Salles e Cerqueira já ocorria havia alguns meses. Para além da gestão do coronel à frente do ICMbio, Salles se incomodava com sua exposição, vista por ele como “excessiva”, que chegou, inclusive, a ter seu nome cotado para assumir o ministério, em meio à crise constante vivida pelo governo na área do meio ambiente.