eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), continua internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em , onde está desde 27 de outubro, antes mesmo do primeiro turno das eleições municipais, para tratar complicações decorrentes da covid-19. Ele tem 71 anos.

Segundo o boletim médico mais recente, Vilela “segue com quadro estável, sedação leve, traqueostomizado e em pressão de suporte”, isto é, fazendo uso de ventilador mecânico. A nota ainda informa que o político está “respondendo aos estímulos e com níveis de oxigenação satisfatórios, em diálise e reabilitação.”

O jornal O Globo informou que o médico que acompanha Vilela, Marcelo Rabahi, está trabalhando na redução gradual da sedação, e que quando o prefeito eleito desperta, consegue controlar o ventilador mecânico por até uma hora. Ele chegou a ser transferido para um leito comum de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depois que testou negativo para covid-19, no início de dezembro, mas na sequência apresentou sangramento nos pulmões e teve de passar por cirurgia.

Ainda segundo o jornal, Vilela testou positivo para o em 20 de outubro, e dias depois soube que estava com até 75% do pulmão inflamado por ação do vírus. Semanas antes, duas de suas irmãs, de 82 e 76 anos, morreram por covid-19 em um intervalo de menos de 10 dias.

Quando foi eleito no com quase 280 mil votos, Vilela não soube do resultado, pois estava sedado.