Pular para o conteúdo
Brasil

Por causa de covid-19, Brasil passará por recessão no 1º semestre, prevê Economia

O Brasil passará por uma recessão no primeiro semestre de 2020 devido aos impactos econômicos do avanço do novo coronavírus, prevê a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia. A atividade econômica vai encolher 0,20% no primeiro trimestre e contrair 2,13% no segundo trimestre, sempre na comparação com os três meses imediatamente anteriores […]
Arquivo -

O Brasil passará por uma recessão no primeiro semestre de 2020 devido aos impactos econômicos do avanço do novo coronavírus, prevê a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia. A atividade econômica vai encolher 0,20% no primeiro trimestre e contrair 2,13% no segundo trimestre, sempre na comparação com os três meses imediatamente anteriores

Quando há dois trimestres seguidos de queda no Produto Interno Bruto (PIB), um país entra na chamada “recessão técnica”. Caso se concretize na magnitude esperada pela SPE, a queda do segundo trimestre de 2020 pode ser a maior desde o segundo trimestre de 2015, quando houve um tombo de 2,2% contra o trimestre imediatamente anterior, segundo a série histórica IBGE.

“O mês de março já sofre com o início das paralisações das atividades da economia, reduzindo as nossas projeções de crescimento. No segundo trimestre ocorre o impacto mais forte, uma vez que é onde deve se concentrar a maior queda do PIB mundial e o maior período de paralisação de atividades econômicas”, diz a SPE.

Apesar disso, o órgão projeta uma recuperação a partir do terceiro trimestre, com alta de 1,17% em relação aos três meses imediatamente anteriores. No quarto trimestre, a expectativa é de avanço de 2,03% no mesmo tipo de comparação.

“Destaca-se que a profundidade e duração da crise ainda são difíceis de se estimar, pois trata-se de um evento inédito na história econômica mundial”, ressalta a SPE. No entanto, a secretaria tem ressaltado que o choque deve ser transitório.

“Mantemos avaliação de que os choques pelos quais a economia brasileira está passando são em sua maioria transitórios, o que permitirá uma retomada a partir do segundo semestre deste ano.” Para o ano de 2020 fechado, o governo derrubou a projeção de crescimento de 2,1% para 0,02%.

Na comparação do trimestre contra igual período de 2019, o período de janeiro a março deve ter uma alta mais tímida que o esperado inicialmente, com avanço de 1,5%. Já no segundo trimestre, a SPE espera uma contração de 1,4%. Se concretizado, será o pior resultado desde o último trimestre de 2016, quando o tombo foi de 2,2% em relação a igual período de 2015.

No terceiro trimestre de 2020, ainda haverá retração de 0,8% em relação a igual período de 2019. Mas, nos últimos três meses do ano, a expectativa é de que haja alta de 0,9%, segundo a SPE.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rei das pegadinhas do SBT, Ivo Holanda é internado em São Paulo; entenda

bolsa

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 5 recebem parcela de julho nesta quinta-feira

tempo

Aproximação de frente fria muda o tempo em MS a partir desta quinta-feira

Grupo criminoso é alvo de operação da PF em Campo Grande após descoberta de acampamento de drogas

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

[ BASTIDORES ] Bets? Projeto mira máquinas de ursinhos

Últimas Notícias

Cotidiano

Funsat anuncia 2,3 mil vagas de emprego nesta quinta-feira

A oportunidades são distribuídas entre 136 funções, e a maioria não exige experiência para ingressar

Economia

Receita Federal libera consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda

Em Mato Grosso do Sul, serão liberadas restituições a 114.816 contribuintes, no valor total de R$ 158.782.964,30

Polícia

Grupo criminoso alvo de operação tinha carros de luxo e armamento em Campo Grande

Grupo criminoso tinha um acampamento clandestino de drogas

Polícia

Discussão entre mulheres em posto de gasolina de Dourados termina em luta corporal

Briga aconteceu após bebedeira e caso foi parar na delegacia