PF faz busca na casa do governador do Piauí em operação que investiga desvios do Fundeb
A Polícia Federal conduziu, na manhã desta segunda-feira (27), mandados de buscas na casa do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), no gabinete da primeira-dama Rejane Dias (PT), em Brasília, em empresas e na sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Teresina. A terceira fase da chamada Operação Topique investiga um suposto esquema para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Polícia Federal conduziu, na manhã desta segunda-feira (27), mandados de buscas na casa do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), no gabinete da primeira-dama Rejane Dias (PT), em Brasília, em empresas e na sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Teresina. A terceira fase da chamada Operação Topique investiga um suposto esquema para fraudar licitações de transporte escolar.
A Polícia Federal não esclareceu quais suspeitas recaem sobre o governador ou sobre a primeira-dama. Em nota, a deputada Rejane Dias informou que “recebe tranquilidade os desdobramentos da referida Operação” e que está à disposição para esclarecer o caso.
De acordo com a PF, entre os anos de 2015 e 2016, servidores da Seduc teriam se associado a empresários do setor de locação de veículos e desviado pelo menos R$ 50 milhões de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) -e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).O dinheiro teria sido desviado através de pagamentos superfaturados em contratos de transporte escolar.
Para a PF, o governo do Piauí continuou contratando empresas suspeitas, mesmo depois das fases anteriores da investigação, que teve início em 2018. A primeira fase da Operação Topique cumpriu mandados na sede da Seduc e em outros 39 locais. Na segunda fase, batizada Operação Satélite, os policiais federais fizeram buscas no Palácio de Karnak, sede do governo estadual, e novamente na Seduc.
Em nota, a Seduc afirma que está colaborando com a PF e que “sempre se colocou à total disposição dos órgãos de controle”.
Notícias mais lidas agora
- BNDES libera R$ 18,5 milhões de crédito para expansão da internet banda larga em MS
- VÍDEO: Motociclista morto na Ernesto Geisel foi arremessado ao bater de frente com carro em Campo Grande
- Homem é assassinado com tiros na cabeça e tórax dentro de carro em Ladário
- Guerra de facções: ‘Tico’ é executado com oito tiros pelo Comando Vermelho; cinco são presos
Últimas Notícias
Governo confirma morte de bebê brasileira de um ano em ataque no Líbano
A criança é a terceira vítima brasileira no conflito
Desenho à mão deixado por criança, morta após ser picada por aranha, surpreende familiares em MS
O desenho com a mensagem estava no quarto da fazenda onde Alice dormia
Polícia fecha ‘boca de fumo’ e prende homem em flagrante em Três Lagoas
Homem já possuía passagens anteriores por tráfico de drogas
PMMS abre inquérito para apurar ação que terminou com morte de suspeito de assassinato em Ribas do Rio Pardo
Em nota, corporação afirma que houve confronto entre os militares na manhã do último sábado (2)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.