Pular para o conteúdo
Brasil

Pescadores atingidos por ciclone extratropical tentam resgatar barcos

Pescadores de Peruíbe, no litoral Sul de São Paulo, que tiveram seus barcos atingidos pelo ciclone extratropical que provocou fortes chuvas e ventos na região na noite de terça-feira (30), continuam na área do píer, junto ao Mercado de Peixe, trabalhando no resgate do que restou das embarcações. Pelo menos 20 foram danificadas. Nove, incluindo […]
Arquivo -

Pescadores de Peruíbe, no litoral Sul de , que tiveram seus barcos atingidos pelo ciclone extratropical que provocou fortes chuvas e ventos na região na noite de terça-feira (30), continuam na área do píer, junto ao Mercado de Peixe, trabalhando no resgate do que restou das embarcações.Pescadores atingidos por ciclone extratropical tentam resgatar barcos

Pelo menos 20 foram danificadas. Nove, incluindo duas lanchas, afundaram. Duas ainda estão no fundo do mar. Uma forte onda que bateu no local, por volta das 20h, arrebentou os cabos de aço que prendiam os barcos no píer. Ninguém ficou ferido. A maioria dos barcos pertence a pescadores que vivem do ofício.

De acordo com informações da prefeitura de Peruíbe, assim que foram informadas, Defesa Civil do município, e Guarda Civil Municipal seguiram para o local, onde permanecem até o momento.

A prefeitura está fazendo um cadastro das famílias atingidas para fornecer cestas básicas e produtos de higiene. Além disso, forneceu combustível para as outras embarcações de pescadores que ajudam a fazer a varredura para recolher restos de barcos, e cabos de aço que serão utilizados para a retirada daqueles que estão afundados. Todos os órgãos monitoram a possibilidade de novas ventanias para tentar evitar mais acidentes.

Ciclone bomba

De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (), Franco Nadal Villela, o ciclone extratropical, chamado também de ciclone bomba, devido à rapidez com que se intensifica, estava previsto e foi o responsável pelo que ocorreu em Peruíbe.

“Os efeitos começaram a ser sentidos no Sul do país e chegaram ao Sudeste no decorrer do dia de ontem, se fortalecendo à noite. Isso estava previsto, estamos com aviso de ventos para até as 22 horas de hoje, sendo mais persistente no litoral. O ciclone indo para águas mais profundas, perde intensidade.”

O ciclone bomba se forma por meio do contraste de massas de ar. “De um lado o ar mais quente e de outro o ar mais frio. Essas massas de ar começam a se misturar e criam um centro de baixa pressão onde os ventos circulam no sentido horário”, explicou.

De acordo com o meteorologista, as condições devem melhorar, mas a temperatura deve ter queda considerável na região, com mínima de 11ºC e máxima de 18ºC.

Segundo informações divulgadas pela do Brasil, as condições favoráveis para ressaca no litoral de São Paulo permanecem e podem provocar agitação no mar com ondas de até 3,5 metros na faixa litorânea e 4,5 metros em alto-mar até a noite de quinta-feira (2).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após incêndio, trator faz aceiro para impedir que fogo atinja casas no antigo aterro sanitário

riedel adriane digital

Ao lado de Riedel, Adriane lança pacote de obras para os 126 anos de Campo Grande

Gilmar Mendes defende Moraes e diz que STF seguirá firme

Reprodução recurso paranhos

Pavimentação de rua e avenida em Paranhos vai ter custo de R$ 5,7 milhões

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Subtenente da PM é preso após perseguir adolescente e fazer disparos em Campo Grande

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

imposto de renda

Restituição do IR é paga a 114 mil pessoas de MS nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Cotidiano

Contribuintes de MS doaram R$ 10 milhões do IR para proteção de crianças e idosos

Doações em massa poderiam sanar déficit de recursos em entidades filantrópicas de MS

Cotidiano

Desemprego cai para 5,8% e emprego com carteira assinada bate recorde em junho

O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado atingiu um patamar recorde de 39 milhões de pessoas

Polícia

Morto no Itamaracá tinha ferimentos de defesa e foi assassinado com duas facadas nas costas e pescoço

Nas mãos da vítima, os policiais encontraram cabelos

Brasil

Lei Magnitsky: Sanção de Trump contra Alexandre de Moraes vira meme na web

Após decreto de Donald Trump contra Alexandre de Moraes, brasileiros não perderam a piada e publicaram uma avalanche de memes