Pela primeira vez, desde setembro de 2017, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perdeu seguidores em suas redes sociais, após o pronunciamento do pedido de demissão de , do e Segurança Pública. De acordo com um levantamento inédito da consultoria Bites, mais de 36 mil pessoas deixaram de seguir Bolsonaro. Já Moro conquistou só hoje mais de 160 mil aliados nas suas contas no Twitter e .

Conforme divulgado pelo O Globo, a trajetória de crescimento no Twitter, Instagram, e YouTube do presidente, que foi diária desde então, sofreu hoje seu primeiro revés. A partir das 11h, quando Moro fez o seu pronunciamento de despedida, o viés de alta foi interrompido. Não foi só Bolsonaro. Seus filhos mais velhos – Carlos, Eduardo e Flávio – também perderam seguidores em seus perfis oficiais.

No intervalo de seis horas, entre a entrevista de Moro e a fala de Bolsonaro no Planalto, a família do presidente foi abandonada por 86.427 fãs.

No clã, Bolsonaro foi o mais impactado. Às 14h30, 36.296 mil fãs já tinham deixado as redes do presidente, relata a Bites. Às 15h20, o número já estava em 48.473 e logo após a coletiva o vermelho era de 45.575 seguidores a menos. Ao final do pronunciamento houve leve recuperação com a chegada de 2.898 fãs para balancear as deserções digitais.

No total, é pouco, embora seja significativo pelo ineditismo e por poder revelar um indicador de desembarque. A base sofreu uma redução de 0,12%. Desafetos de Bolsonaro, Doria e Witzel ganharam, respectivamente, 7 mil e 3 mil fãs nessa sexta-feira.

Como se não bastasse, Moro conquistou hoje 160.248 aliados nas suas contas no Twitter e Instagram. O mesmo ocorreu com que ganhou 25.602 e terminou o dia com 1,5 milhão de fãs.