Pular para o conteúdo
Brasil

Parlasul debate criação de corredores bioceânicos para incentivo ao comércio

A Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul (Parlasul) reuniu-se nesta segunda-feira (23) e aprovou a realização, em data a ser definida, do último webinário sobre corredores bioceânicos na América do Sul, os quais serão usados como alternativa para favorecer as trocas comerciais entre os países da região. A reunião contou com a participação do senador […]
Arquivo -

A Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul (Parlasul) reuniu-se nesta segunda-feira (23) e aprovou a realização, em data a ser definida, do último webinário sobre corredores bioceânicos na América do Sul, os quais serão usados como alternativa para favorecer as trocas comerciais entre os países da região.

A reunião contou com a participação do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que preside a representação brasileira no Parlasul e a Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE).

— Foi discutida, através dos observadores, o transcurso e o resultado final das eleições na Bolívia e no Brasil, e concluíram que tudo ocorreu sem intercorrências. Por fim, foi debatida a realização de um novo webinário para discutir a e o impacto que vai ocasionar na — afirmou Nelsinho Trad, ao comentar sobre a reunião do Parlasul.

A Rota Bioceânica é um projeto que pretende interligar os oceanos Atlântico e Pacífico, cruzando o Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. Oficialmente chamada de Rota de Integração Latino Americana (Rila), a Rota Bioceânica é um corredor rodoviário com previsão de ter quase 2,5 mil quilômetros. O projeto teve início no ano 2000.

Na mesma reunião, a presidência do Parlasul informou que o Grupo Mercado Comum aprovou a prorrogação do período de transição que termina este ano, ficando pendente apenas a aprovação do Conselho Mercado Comum. O período de transição em vigor determina que os Estados-Partes devem realizar, até dezembro de 2020, eleições diretas para o Parlasul, que reúne representantes dos Parlamentos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Venezuela.

A Mesa Diretora do Parlasul reúne-se novamente na segunda-feira (30), quando serão discutidas as atividades dos comitês de obras, saúde e infraestrutura, a fim de avaliar o alcance da infecção da nos países que integram o bloco, além de outros temas.

Em dezembro, está prevista uma reunião presencial do Parlasul no Uruguai, que somente será efetivada se as autoridades sanitárias locais autorizarem a entrada dos integrantes do colegiado em Montevidéu. O Parlasul é presidido atualmente pelo argentino Oscar Laborde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Carreta carregada com carne tomba no trevo de anel viário em Nova Andradina

Liderada por sul-mato-grossenses: entenda papel da comissão que pode reverter ‘tarifaço’ de Trump

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Ataques israelenses matam pelo menos 25 palestinos que buscavam ajuda em Gaza

Últimas Notícias

Política

Bolsonaristas manifestam em Campo Grande e Dourados contra Moraes e Lula

Enquanto na Capital faixas marcam cruzamento de avenidas, em Dourados vice-prefeita adesiva carros

MidiaMAIS

VÍDEO: Mistérios cercam hotel desativado que ganhou fama de mal-assombrado em Dourados

Hotel foi desativado nos anos 2000 e hoje parece até cenário de filme de terror

Transparência

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

Empresa J. C. B. Miranda LTDA será a responsável pela obra

Cotidiano

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Árvore de grande porte começou a pegar fogo há cerca de uma semana e permanece queimando