A segunda fase da Operação Bezerro de Ouro, realizada pela Polícia Federal e que visou combater o garimpo ilegal de ouro na Munduruku, terminou nesta segunda-feira (28). 20 máquinas de garimpo, entre pás, carregadeiras e tratores, foram destruídas.

A operação aconteceu na cidade de Santarém, no Pará, e iniciou na última quinta-feira (24). Trinta policias participaram da ação, incluindo grupos especiais do COT (Comando de Operações Táticas), do Caop (Comando de Aviação Operacional) e equipes do Ibama.

As fiscalizações aconteceram no interior da terra e três áreas de garimpo foram mapeadas com o auxílio de helicópteros. Por meio de um acompanhamento de satélite do programa Brasil Mais, foram disponibilizadas imagens de alta resolução e alertas diários de detecção de mudanças ambientais.

A PF esclareceu que a legislação brasileira não permite que ocorra o garimpo dentro de áreas demarcadas como terras indígenas. Dessa forma, os garimpos como os alvos da Operação Bezerro de Ouro, são considerados ilegais.

(Com informações da CNN Brasil)