Pular para o conteúdo
Brasil

Oi fecha acordo para venda e pode virar operadora de redes

A operadora de telecomunicações Oi anunciou um acordo de exclusividade com a empresa de infraestrutura Highline Telecomunicações do Brasil para a negociação de sua área de telefonia móvel. Segundo a Oi, a companhia apresentou a melhor “oferta vinculante” para aquisição acima do preço mínimo definido. O acordo não significa a conclusão da venda, mas um […]
Arquivo -

A operadora de telecomunicações Oi anunciou um acordo de exclusividade com a empresa de infraestrutura Highline Telecomunicações do para a negociação de sua área de móvel. Segundo a Oi, a companhia apresentou a melhor “oferta vinculante” para aquisição acima do preço mínimo definido.Oi fecha acordo para venda e pode virar operadora de redes

O acordo não significa a conclusão da venda, mas um acerto de que a Oi seguirá as tratativas com a Highline. Até então, a telefônica estava avaliando possibilidades de venda com outras companhias do setor, como TIM, Vivo e Claro. O acordo é válido até 3 de agosto, mas pode ser prorrogado.

De acordo com o documento da Oi, o acordo visa “garantir segurança e celeridade às tratativas em curso entre as partes e permitir que, uma vez satisfatoriamente finalizadas as negociações dos documentos entre as partes, a Oi tenha condições de pré-qualificar a Highline para participação no processo competitivo de alienação da UPI [unidade que será vendida], garantindo assim o direito de cobrir outras propostas recebidas no referido processo”, explica o texto.

O anúncio marcou uma mudança na condução da reestruturação da Oi até o momento. A concessionária presta serviços de telecomunicações e explora infraestrutura originada do Sistema Telebrás em 26 Unidades da Federação, com exceção de (onde a Telefônica Vivo opera a exploração).

Recuperação judicial

Quarta maior operadora móvel do país, a Oi foi resultado da fusão da Brasil Telecom com a Telemar. Diante de problemas de gestão, pediu recuperação judicial em 2016 e, desde então, tenta equacionar sua situação financeira.

As negociações de suas operações móveis com as demais operadoras – TIM, Vivo e Claro – indicavam que estas dividiriam a participação de mercado da Oi. Com o acordo de exclusividade da Highline, entra em cena uma provedora de infraestrutura a outras firmas, no lugar de uma empresa de serviços móveis ao usuário final.

Se a Highline concluir a aquisição da unidade móvel, uma possibilidade é que as redes da Oi, como estações rádio base e outras infraestruturas, sejam integradas. A Highline ainda não anunciou como será o modelo de exploração da infraestrutura nem quem poderá utilizá-la para fornecer conexão de telefonia celular ao usuário final.

Críticas

A Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações (Fitratelp) é contrária ao fatiamento da Oi (venda de diferentes unidades a distintos compradores). Para a entidade, a empresa deveria manter-se como agente econômico que presta serviços em diversas modalidades.

“Como ela ainda está cumprindo recuperação judicial, e se isso precisa ser aprovado por um juiz, vamos votar contra a proposta de fatiamento. Isso não vai favorecer a população, mas é para favorecer os fundos abutre que adquiriram ações da Oi. Será que a Highline vai ter condição de competir com as demais? Ainda não está claro o que seria comprado”, pondera o presidente da entidade, João Moura Neto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
marcha

Pastores de MS lançam Marcha para Jesus com evento no dia 2 de maio

Paralisação Nacional “Breque dos Apps”

“Não mudaram nada”: Um mês após paralisação, iFood anuncia reajuste para motoentregadores

Em novo julgamento, campo-grandense que matou taxista em Portugal mantém versão de legítima defesa

Bissexual, ex-BBB Daniel Lenhardt se converte e avisa: ‘Sexualidade não muda’

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

união brasil

União Brasil e Progressistas oficializam federação nesta terça-feira

Dívida de R$ 10 mil motivou assassinato de Sandro na frente da esposa por PM 

Quanto custa um site profissional? Entenda o que influencia no preço final

Últimas Notícias

Cotidiano

Casais aproveitam inauguração de novo ônibus da Justiça Itinerante para oficializar união

Após 21 anos, Justiça Itinerante ganhou um novo ônibus que agora conta com rampa de acessibilidade e ar-condicionado moderno

Política

Catan pede aplausos para atuação de Batalhão de Choque em bloqueio do MST

Deputados divergiram sobre atuação dos policiais e discussão acabou com suspensão da sessão na Alems

Polícia

Familiares de deputado morto na fronteira com MS pedem impeachment de procurador-geral

‘Lalo Gome’ morreu durante suposta troca de tiros com a Polícia Nacional em Pedro Juan Caballero

Geral

Detector de IA versus verificador de plágio: qual é a diferença?

Esteja pronto para dDescubra as principais diferenças entre detectores de IA e verificadores de plágio. Saiba como funciona cada ferramenta e por que ambas são essenciais em 2025!