Pular para o conteúdo
Brasil

Oi afirma que pretende ativar sinal 5G antes do leilão da Anatel

A Oi, em recuperação judicial, avalia iniciar a operação comercial da tecnologia 5G em determinadas regiões do País antes da realização do leilão de frequências que está previsto para o ano que vem, conforme informou a companhia em nota para o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. No entanto, não informou […]
Arquivo -

A Oi, em recuperação judicial, avalia iniciar a operação comercial da tecnologia 5G em determinadas regiões do País antes da realização do leilão de frequências que está previsto para o ano que vem, conforme informou a companhia em nota para o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. No entanto, não informou se tem data ou locais já definidos.

No comunicado, a Oi explicou que tem como foco se tornar a principal provedora de infraestrutura em fibra ótica no País, a partir da sua rede que já tem cerca de 400 mil quilômetros. A empresa argumenta que esse é um diferencial para atuar como fornecedor nacional de rede de transporte de dados, viabilizando, assim, o 5G para todas as operadoras (já que as antenas do 5G serão conectadas à redes de fibra).

“Os estudos que a empresa vem conduzindo sobre eventual lançamento comercial do 5G contemplam a utilização da rede de transporte em fibra ótica da Oi para escoar o tráfego da nova tecnologia, o que ajudaria na preparação da rede para quando o 5G for plenamente implantado no país, após o leilão”, informou a tele.

A Oi também lembrou que realizou de forma bem-sucedida vários testes com o 5G ao longo do ano passado, como no município de Búzios (RJ) e em grandes eventos: Conferência Rio2C, GameXP, in Rio e Comic Con Experience (CCXP). No Rock in Rio, a Oi montou uma rede 5G que cobriu durante o evento toda a Cidade do Rock, com a produção do festival fazendo uso da nova tecnologia e algumas aplicações disponíveis ao público em dispositivos disponibilizados pela companhia.

Mas sem uma data para a ativação de redes comerciais, a Oi deve largar atrás das concorrentes. Vivo e Claro estão ativando o sinal 5G em algumas capitais a partir deste mês. E a TIM pretende fazer o mesmo, em três cidades do interior, a partir de setembro.

O lançamento comercial do 5G, na forma como tem sido anunciado ao mercado no , se dá por meio da reutilização (refarming) de faixas de frequência atualmente com pouco uso, resultando em maior velocidade no uso da larga móvel, um dos itens que vão diferenciar o 5G da tecnologia anterior.

As demais características da nova tecnologia, que vão permitir seu uso em aplicações industriais – como baixíssima latência para os futuros carros , por exemplo – só serão possíveis quando a frequência própria do 5G estiver disponibilizada, a partir do leilão de 2021.

No seu comunicado, a Oi lembrou também que já realizou procedimento de refarming na frequência do 1.800 MHz para disponibilizar a tecnologia 4,5G em vários municípios, e poderia adotar modelo semelhante em caso de lançamento comercial do 5G antes do leilão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Como o papa Francisco impediu que cardeal condenado por desvio participasse do conclave

Moraes dá 48 horas para defesa de Collor apresentar íntegra de exames

hot dog mofado

Com diarreia pelo 3º dia, motorista aciona vigilância sanitária após morder hot dog mofado

Justiça Itinerante

Casais aproveitam inauguração de novo ônibus da Justiça Itinerante para oficializar união

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

união brasil

União Brasil e Progressistas oficializam federação nesta terça-feira

Dívida de R$ 10 mil motivou assassinato de Sandro na frente da esposa por PM 

sessao mst

Catan pede aplausos para atuação de Batalhão de Choque em bloqueio do MST

Últimas Notícias

Brasil

Cidade 90% indígena exige uso de máscaras após crescente de Covid-19

Foram registrados 378 casos até a última terça-feira (22) no município

Famosos

Ex-Panicat Ana Paula Leme é presa pela terceira vez em nove meses

Ana Paula Leme acabou presa após arrumar confusão em um minimercado em Campinas, no interior de São Paula; saiba detalhes

Trânsito

Pista precária: Trecho de rodovia em que ônibus caiu de ponte com trabalhadores estava sendo recapeado

30 trabalhadores foram socorridos com ferimentos graves

Cotidiano

Rio Miranda sobe 14 centímetros em 24 horas e chega a 6,8 metros após chuvas constantes

Todos os principais rios de Mato Grosso do Sul encontram-se em nível de alerta