Pular para o conteúdo
Brasil

Novo coordenador da Greenfield propõe envio de investigações para PF

O novo coordenador da força-tarefa Greenfield, Celso Antônio Três, propôs o envio de investigações em curso para a Polícia Federal, reduzindo a atuação do Ministério Público Federal. Em ofício enviado à 5ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria, responsável pelos processos de corrupção e improbidade, Celso Três diz que a PF teria mais condições […]
Arquivo -

O novo coordenador da força-tarefa Greenfield, Celso Antônio Três, propôs o envio de investigações em curso para a , reduzindo a atuação do Ministério Público Federal. Em ofício enviado à 5ª Câmara de Coordenação e Revisão da Procuradoria, responsável pelos processos de e improbidade, Celso Três diz que a PF teria mais condições de firmar acordos de não persecução penal (ANPP) e crava: “Não estou aqui para trabalhar muito”.

Celso é conhecido pela atuação no escândalo do Banestado. Ao Estadão, em 2017, demonstrou preocupação com a falta de revisão da Lava Jato e, em agosto deste ano, condenou o personalismo de membros da força-tarefa, além de defender a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro.

O nome dele foi escolhido para a Greenfield quando o então coordenador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes pediu em setembro. Celso foi o único que se candidatou ao cargo.

“Decididamente, não estou aqui para trabalhar muito. Já o fiz na ‘gringolândia’ (roça, região italiana do RS) e, chegado a a bordo do êxodo rural, servido do apetitoso ‘x-mico’ (pão e banana) no correr de largo tempo. Ou seja, trabalhei pela sobrevivência, não porque achasse bom. Hoje, quero é jogar futebol”, escreveu.

O procurador defende que os casos da Greenfield sejam repassados à Polícia Federal, que detém “camionete pretas, armas longas, homens ninja, algemas, condução, exposição, pavor” e, por isso, conseguiriam ter mais sucesso em fechar acordos com os investigados.

“Procurador não mete medo em delinquente algum, especialmente do colarinho branco. Está na cara. Vejam face relaxada e sorridente de quem adentra a Procuradoria da República. Vejam quem assim porta-se em Delegacia de Polícia. Ou seja, possibilidade de acatar ANPP/I na Polícia é muito maior.”

Celso Três também pede à 5ª Câmara que decline a competência da Greenfield a tudo que não for lesão direta e imediata aos fundos de pensão – objeto das investigações da força-tarefa – e a formatação de uma linha de produção de acordos de não persecução penal.

No ofício, Celso Três classifica o trabalho da força-tarefa como “hercúleo” e “magnífico”, mas que as investigações se ampliaram e hoje ele herdou uma “montanha de processos” a ser tocado por uma equipe de sete integrantes.

“Criatura engoliu o criador. Mercê da melhor das intenções, ampliou-se em demasia o objeto. Hoje, uma das razões de rejeição da PR/DFé, precisamente, o fato que não eram atribuição originária, sendo indevidamente assumidas pela Greenfield”, anotou. “Pior dos mundos: trabalho hercúleo e magnífico agora sendo tocado a contragosto pelos membros da PR/DF, quem o receberam por redistribuição. Hoje, caso ajuizemos qualquer ação (penal, improbidade) serem apedrejados por quem caiba levá-las adiante”.

A Greenfield tem duração prevista até fevereiro de 2021, quando Celso Três deverá apresentar um dimensionamento do volume e da força de trabalho necessária para a continuidade das investigações. O coordenador, no entanto, não se mudou para , e continua lotado em Novo Hamburgo (RS).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia prende trio acusado de roubo, sequestro e extorsão de casal na fronteira com MS

Dois são presos com contrabando de cigarros na MS-060 em Sidrolândia

Velório de Preta Gil terá cortejo em trio elétrico? Equipe esclarece ‘polêmica’

Vila dos Idosos

CONFIRA: Emha divulga lista de habilitados ao sorteio da Vila dos Idosos

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Defesa promete que Bolsonaro ficará calado e alega desdobramento incontrolável nas redes

dia nacional

Comitê Olímpico dos EUA acata ordem de Trump e veta mulheres trans em competições femininas

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Surto do morango do amor vira ‘ódio’ após chegar às bananas, poncãs e abacaxis

Já passou dos limites? Internautas não param de comentar que já "estão com ódio do amor". Você já provou algum?

Trânsito

Durante conversão, motorista provoca acidente em travessa no Centro de Campo Grande

Colisão aconteceu na travessa da rua 25 de dezembro com a rua Abrão Júlio Rahe

Transparência

Refeitório do IFMS de Dourados vai custar R$ 1,9 milhão

Obra visa a construção do refeitório, destinado ao preparo e oferta de comida quente aos estudantes

Transparência

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Dsei tinha contratos superfaturados e teria deixado dano de R$ 1,3 milhão