Após confirmar que foi infectado pelo novo coronavírus (covid-19), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou sua conta no , nesta quarta-feira (8) para informar que está usando hidroxicloroquina para se tratar da doença, e que passa bem. “Aos que torcem contra a Hidroxicloroquina, mas não apresentam alternativas, lamento informar que estou muito bem com seu uso e, com a graça de Deus, viverei ainda por muito tempo”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há estudos conclusivos que provem que a cloroquina é eficaz no tratamento da covid-19. Desde o começo da pandemia, Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, , têm insistido na ideia de que o medicamento para é eficaz no tratamento do coronavírus. A hidroxicloroquina pode apresentar efeitos colaterais severos e estudos preliminares apontaram para um aumento da mortalidade entre pacientes com covid-19 que usaram o medicamento.

Nos Estados Unidos, Trump chegou a afirmar que estava tomando cloroquina como uma prevenção, para evitar o contágio do novo vírus, embora isso também não seja recomendado por cientistas. A imprensa americana levantou suspeitas sobre o otimismo de Trump com a cloroquina, lembrando que assessores do presidente americano são acionistas da Sandofi, laboratório francês que produz o medicamento.