O Corpo de Bombeiros atualizou o número de pessoas que morreram afogadas durante o feriado prolongado de 7 de setembro. Das 16 mortes, nove foram no litoral paulista, e outras três estão desaparecidas. As mortes ocorreram entre sábado (5) e segunda-feira (7).

Se considerados apenas os casos ocorridos no litoral de , este foi o fim de semana com segundo maior número de mortes por , atrás apenas do feriado de 15 de novembro, em 2019, com 10 mortes.

Três das vítimas estavam em praias do Guarujá, quatro em Mongaguá e uma em Bertioga, todas cidades do litoral sul paulista. No litoral norte, ainda teve uma vítima em Ubatuba. Já na região metropolitana, duas pessoas se afogaram na represa Billings e no ABC, em um lago em Juquitiba.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros André Elias, o número de mortes é uma “trágica coincidência”, mas alerta para a influência do consumo exagerado de álcool. “Alguns desses afogamentos estão relacionados com uso de bebida alcóolica”, afirma.

Ele também explica que o trabalho preventivo do CB é feito em diversas áreas, mas que “as represas não contam com monitoramento da corporação”. Alguns dos locais em que ocorreram as mortes não tinham a prevenção de equipes.

(Com informações do portal de notícias São Paulo Agora)