Pular para o conteúdo
Brasil

Moro diz que Heleno, Braga Netto e Ramos viram Bolsonaro ameaçá-lo com demissão

O chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, e os ministros Walter Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) testemunharam o presidente Jair Bolsonaro ameaçar demitir o então ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) em reunião gravada no dia 22 de abril – dois dias antes de […]
Arquivo -
O chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, e os ministros Walter Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) testemunharam o presidente Jair Bolsonaro ameaçar demitir o então ministro (Justiça e Segurança Pública) em reunião gravada no dia 22 de abril – dois dias antes de o ex-juiz anunciar sua saída do cargo.

As informações foram repassadas à no longo depoimento que Moro prestou na sede da superintendência da corporação no último sábado, 2, em Curitiba. O motivo da ameaça foi a resistência do ex-juiz em manter Maurício Valeixo na chefia da Polícia Federal.

Os três ministros foram citados no depoimento de Moro como eventuais testemunhas da conversa entre ele e o presidente. A reunião do conselho de ministros foi gravada pelo Planalto.

No dia seguinte, 23 de abril, Bolsonaro informou Moro de que havia tomado a decisão de demitir Valeixo, o que motivou o ex-juiz a deixar o cargo e anunciar, no dia 24, a tentativa de ‘interferência política’ do presidente no comando da PF.

As acusações levaram à abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal que apura as acusações do ex-ministro.

Nesta segunda-feira, Bolsonaro anunciou Rolando Alexandre de Souza para a cadeira deixada por Valeixo na PF. Número dois da Abin e braço direito de Alexandre Ramagem, inicialmente indicado para o cargo, mas barrado pelo STF, Rolando assumiu a direção-geral da corporação 20 minutos depois da publicação de sua nomeação no Diário Oficial da União.

Bolsonaro também comentou o depoimento de Moro, que entregou conversas trocadas com o presidente à Polícia Federal. Uma delas é a já revelada publicamente em que o presidente encaminha um link do portal O Antagonista sobre inquérito do Supremo mirar aliados do governo com a mensagem: ‘Mais um motivo para a troca’ Segundo o presidente, as acusações de Moro se tratam de uma ‘‘.

“Tem um print do Antagonista. Eu escrevi embaixo ‘Mais um motivo para troca”. Estão me acusando por causa disso que eu estou interferindo na Polícia Federal. Estou dizendo que isso é fofoca O complemento vem depois”, disse.

Peritos da Polícia Federal extraíram do celular do ex-ministro mensagens trocadas com Bolsonaro, incluindo as que foram deletadas para aumentar o espaço de armazenamento do aparelho. Uma varredura completa foi realizada e localizou até áudios enviados por aplicativos de mensagem. Os peritos também copiaram mensagens trocadas entre Moro e a deputada Carla Zambelli.

O próximo passo é a elaboração de um laudo no Instituto Nacional de Criminalística sobre as conversas e os áudios.

Moro prestou depoimento de mais de oito horas na sede da PF no inquérito que investiga suas acusações de tentativas de interferência política de Bolsonaro na chefia da corporação. O Planalto se preocupa com o andamento de inquéritos que apuram esquemas de divulgação de ‘fake news’ e financiamento de atos antidemocráticos realizados em abril, em .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Drive de vacinação

Com 6,6 mil doses contra a gripe aplicadas, Campo Grande tem 32% do público imunizado

câmara fundação

Câmara vota criação de Fundação Municipal de Campo Grande e alterações na Lei dos Ecopontos Culturais

Último dia: concurso oferta 25 vagas e salários de até R$ 9 mil para oficiais da Marinha

Falta de insumos para cirurgia fez Santa Casa suspender atendimento

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

Executado com 12 tiros no Tiradentes tinha mais de 20 passagens por roubo e associação criminosa 

Santa Casa fecha PS e Campo Grande chega a 106 mortes por doenças respiratórias

Gisele Bündchen mostra filho caçula pela primeira vez: ‘Coração está cheio’

Últimas Notícias

Cotidiano

Semáforo desligado complica trânsito em avenida importante do Centro de Campo Grande

Veículos tinham que avançar cautelosamente o semáforo até que tivessem segurança para atravessar

MidiaMAIS

Midiamax reforça compromisso com Dourados e leva pórtico tridimensional para Expoagro

Pórtico de led tridimensional marca presença na feira agropecuária e reforça compromisso com a região

Polícia

VÍDEO mostra briga que acabou em disparos e mata-leão em tabacaria em Campo Grande

Amigos foram agredidos e expulsos de tabacaria por seguranças

Publieditorial

Como melhorar a qualidade das fotos: guia completo

Já aconteceu de você capturar um momento especial, mas a foto saiu borrada, desfocada ou com cores ruins? Saiba que é possível melhorar a qualidade das fotos. Na era digital, onde imagens impactam redes sociais, memórias e até negócios, ter fotos nítidas e profissionais é categórico. Seja para restaurar registros antigos, melhorar selfies ou preparar … Continued