Pular para o conteúdo
Brasil

Ministro defende uso de tecnologias para combater crime organizado

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, disse hoje, na 10ª edição do Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, que é preciso ações de inteligência e uma integração da segurança pública nacional para combater o crime organizado. “O desafio é grande, a missão ao mesmo tempo em […]
Arquivo -

O Ministro da Justiça e , André Mendonça, disse hoje, na 10ª edição do Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do , que é preciso ações de inteligência e uma integração da segurança pública nacional para combater o crime organizado.

“O desafio é grande, a ão ao mesmo tempo em que traz todo esse desafio, nos estimula e tentar trazer mudanças efetivas. O que nós estamos fazendo de modo específico no ministério? Estamos buscando, revisando todo o nosso portfólio de investimento de segurança, saindo daquele mecanismo arma, colete e viatura – não que isso não seja importante – mas para sistemas, eu preciso de sistemas que me façam transformar dados em inteligência, inteligência em conhecimento e em ação efetiva com resultado”, disse Mendonça.

“Não adianta nós pensarmos que vamos combater esse crime com um 38 na mão, um opala novo – como nós tínhamos 30 anos atrás -, não. É com inteligência, é com informação, é com comunicações efetivas”, disse. Segundo ele, é preciso estar à frente do crime organizado para combatê-lo e, para isso, é necessário integrar a segurança pública nacional. “Nós precisamos despolitizar o debate sobre segurança pública, não é situação e oposição, é o país e é a sociedade. Então investimento em tecnologia da informação, conhecimento, investimento em integração entre as forças de segurança.”

O ministro disse ainda que o crime organizado é transnacional e que se utiliza do sistema bancário, do sistema judicial e do sistema político. “Ele lava o dinheiro a tal ponto que se torna um negócio lícito e em determinado momento você já não consegue dizer o que é objeto de lavagem e o que é objeto de lucro lícito, a partir desse branqueamento de recursos.”

“Em suma, hoje o crime organizado é invertebrado, celular, não hierarquizado na sua organicidade e atua no que nós chamamos de uma estrutura em rede, onde você tira uma liderança, que nós nem conhecemos muito bem quem é, e automaticamente ela já se recompõe e o sistema continua a atuar”, avaliou.

Mendonça afirmou que a preocupação do país com terrorismo, lavagem de dinheiro e crime organizado não ocorre só em função da segurança pública, mas por causa “dos investimentos, da atividade econômica e da possibilidade e potencialidade do país ter um crescimento econômico sustentável, efetivo e vigoroso nos próximos anos”.

“Porque se nós não garantirmos isso [estado de segurança], o investimento que nós tanto precisamos continuará sendo um rescaldo daquilo que poderia vir para o Brasil. Nesse sentido, eu preciso que todos nós compreendamos que lidar com o crime dessa natureza demanda ações efetivas, enérgicas, rigorosas, intransigentes e capazes de dar uma resposta séria, rápida e com mudança efetiva da realidade que nós vivemos hoje”, acrescentou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista atropelado por carreta ao atravessar MS-156 é identificado

juliano ferro

‘Se me destruir, vou mostrar de onde veio’: acusado de cobrar propina, Juliano Ferro ameaça no Instagram

Zé Felipe processa Virginia Fonseca e exige divisão milionária de bens; veja valor

Mato Grosso do Sul passa a ter internet Starlink grátis no celular: veja como conectar

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

Tempo

Calor, chuva e tempo seco: saiba como será o fim de semana em Campo Grande

Últimas Notícias

Transparência

TJMS dispensa licitação e contrata FGV para organizar concurso por R$ 1,1 milhão

Tribunal considerou que FGV não possui fins lucrativos para contratar sem licitação

Polícia

‘Feminicídio é um crime de ódio’, diz ex-ministra sobre combate de violência contra a mulher

Cida Gonçalves disse que a violência contra a mulher é um problema do Estado

Famosos

É ele? Estrela do samba, cantor Diogo Nogueira ‘troca de rosto’ em mudança de visual chocante

Saiba o que está por trás da repaginada de Diogo Nogueira

Emprego e Concurso

Para recomeçar, egressos do sistema prisional participam de ação de emprego em Campo Grande

Ressocialização e o restabelecimento da vida após o cumprimento de pena depende essencialmente de emprego