O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, viajou hoje (19) para o para acompanhar os trabalhos de restabelecimento de energia elétrica no estado.

 O fornecimento começou a ser interrompido no dia 3 de novembro. Desde então, as cidades passam por um racionamento de energia. Aos poucos, a energia está voltando, mas em forma de rodízio. A falha inicial ocorreu em um transformador que pegou pego e foi totalmente destruído.

 Segundo o ministro, a partir de sábado (21), o estado passará a receber energia oriunda de uma termelétrica. Dessa forma, a carga completa poderá voltar ao normal até 26 de novembro. O contratou 150 megawatts de energia emergencial para o Amapá. 

 “Com essa operação da geração termelétrica, o Amapá vai voltar às condições que tinha anteriormente ao desligamento da energia”, disse o ministro.

 De acordo com Bento Albuquerque, há um esforço coletivo para o restabelecimento da energia. É a terceira vez que o ministro vai ao estado para acompanhar os trabalhos.

 “No primeiro final de semana, conseguimos restabelecer cerca de 70% da energia do estado por meio de um transformador que foi recuperado e entrou em operação na subestação Macapá e estamos trabalhando para que o restante da energia necessária para atingirmos 100% ocorra nos próximos dias”, afirmou.

 As causas da queda no fornecimento estão sendo investigadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na terça-feira (17), a capital, Macapá, e outras cidades do estado registraram mais um blecaute de energia elétrica.