Pular para o conteúdo
Brasil

Sem ministro efetivo, Ministério da Saúde libera cloroquina para pacientes com coronavírus

Diante da recusa de dois ministros da Saúde, que optaram por pedir demissão para não assinar o documento, coube ao general Eduardo Pazuello, que assumiu a pasta de forma interina, liberar a cloroquina para todos os pacientes de covid-19. Em documento divulgado nesta quarta-feira (20) com o novo protocolo, o ministério recomenda a prescrição do […]
Arquivo -
Diante da recusa de dois ministros da Saúde, que optaram por pedir demissão para não assinar o documento, coube ao general Eduardo Pazuello, que assumiu a pasta de forma interina, liberar a para todos os pacientes de covid-19.
Em documento divulgado nesta quarta-feira (20) com o novo protocolo, o ministério recomenda a prescrição do medicamento desde os primeiros sinais da covid-19. O médico terá liberdade para o uso, e os pacientes que aceitarem fazer o tratamento com a cloroquina terão que assinar um termo de consentimento.
A decisão foi confirmada na manhã desta quarta-feira (20) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em sua conta no Twitter.

Bolsonaro defendeu e estimulou o uso da cloroquina para tratar coronavírus na fase inicial da doença desde o começo da pandemia. Não há, no entanto, estudos conclusivos que comprovem a eficácia do medicamento – usado no tratamento de doenças como lúpus e – para tratar a covid-19.

Pela falta de embasamento científico, os ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, rejeitaram a ideia de assinar o protocolo e pediram demissão em meio à pandemia. Em entrevista à Folha, no começo da semana, Mandetta chegou a citar estudos que mostram que além de ineficaz contra o coronavírus, a cloroquina pode causar problemas cardíacos como efeitos colaterais.
Além de Bolsonaro, outro mandatário que defendeu fervorosamente o uso da cloroquina contra o coronavírus é o presidente americano, Donald Trump. O republicano chegou a dizer que está tomando a cloroquina para se prevenir, mesmo que não tenha contraído o vírus.
A imprensa americana levantou suspeitas, em março, sobre o grande interesse de Trump no medicamento. De acordo com o jornal The New York Times, assessores do presidente são acionistas da farmacêutica francesa Sanofi, que produz o medicamento.
Na França, a mesma Sanofi foi alvo de uma onda de críticas de autoridades do país, após anunciar que os primeiros lotes da que o laboratório está desenvolvendo serão reservadas aos americanos, cujo governo teria ajudado a financiar os estudos. A companhia voltou atrás após repercussão negativa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Theatro Municipal receberá cerimônia de despedida de Preta Gil

imposto de renda

Consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda será aberta nesta quinta-feira

Deputados exibem bandeira de Trump em homenagem a Bolsonaro e são demovidos por líder

Câmera corporal registra momento em que PM da Rota atira em policial civil

Notícias mais lidas agora

bodoquena

Após ‘enxurrada’ de questionamentos e prorrogação, MPMS contrata empresa por R$ 6 milhões

Agência Brasil

Veja 3 argumentos de Fux ao votar contra medidas ordenadas a Bolsonaro por Moraes

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

Justiça Eleitoral aprova com ressalvas contas de campanha do PT em MS

Últimas Notícias

Mundo

Investigação aponta que pilotos desligaram o motor errado em acidente aéreo na Coreia do Sul

Familiares das vítimas protestaram contra o resultado do relatório afirmando que estavam responsabilizando as vítimas da tragédia

Brasil

Embarcações colidem na Baía de Todos-os-Santos e naufraga

Não há informações de desaparecidos

Polícia

Acidente com PMs do Choque interdita trecho da Avenida Afonso Pena em Campo Grande

Cena chama a atenção de populares que passam pelo cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Coronel Cacildo Arantes

Le Blog Maria Antonia

Morre Ozzy Osbourne, ícone do rock e lenda do Black Sabbath

O mundo do rock perdeu um de seus maiores ícones. Ozzy Osbourne, lendário vocalista do Black Sabbath, faleceu nesta terça-feira (22), aos 76 anos. A causa da morte não foi revelada, mas, segundo nota divulgada pela família, o cantor morreu cercado de amor, ao lado dos entes queridos. “É com mais tristeza do que palavras … Continued