Pular para o conteúdo
Brasil

Militantes bolsonaristas partem para cima de repórteres: ‘Seus lixos’

Profissionais da imprensa sofreram agressões verbais por parte de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em duas ocasiões nesta segunda-feira (25) em Brasília (DF). A primeira ocorreu pela manhã, logo após o presidente deixar o Palácio da Alvorada, sua residência oficial. O segundo foi registrado logo após o chefe do Executivo deixar o Ministério […]
Arquivo -

Profissionais da imprensa sofreram agressões verbais por parte de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em duas ocasiões nesta segunda-feira (25) em (DF).

A primeira ocorreu pela manhã, logo após o presidente deixar o Palácio da Alvorada, sua residência oficial. O segundo foi registrado logo após o chefe do Executivo deixar o Ministério da Defesa, onde se encontrou e almoçou com o ministro Fernando Azevedo, publicou o site Metrópoles.

Os primeiros xingamentos que partiram dos simpatizantes de Bolsonaro ocorreram logo após a saída do comboio presidencial. Nesta segunda, a área destinada aos visitantes, limitada a 35 pessoas, lotou rapidamente e, pela primeira vez, a segurança organizou um segundo cercadinho – do outro lado da rua –, onde o presidente também sinalizou para os apoiadores.

Enquanto cumprimentava os militantes, Bolsonaro disse aos repórteres: “quando vocês aprenderem a falar a verdade, eu converso com vocês”. Ele interagiu com uma mulher que pedia mais investimento em propaganda porque, segundo ela, a imagem de Bolsonaro na imprensa estrangeira não é boa. “A mídia internacional é de esquerda”, rebateu o chefe do Executivo.

Assim que o presidente embarcou, o grupo que estava do outro lado da rua se posicionou diante dos microfones, onde Bolsonaro costuma conceder as entrevistas, e começou a gritar: “Globo lixo”, “CNN lixo” e “mídia lixo”. Na sequência, as ofensas passaram a ser contra os próprios repórteres, que foram chamados de “corruptos, comunistas, vendidos e vagabundos”.

Foram aproximadamente três minutos de xingamentos. Após esse período, seguranças do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) decidiram intervir e retiraram os manifestantes. Na saída – que é a mesma para visitantes e profissionais – os militantes tornavam a chamar de “lixo” cada jornalista que passava. Os jornalistas não revidaram os xingamentos.

Ministério da Defesa

Bolsonaro deixou o pouco antes do meio-dia e seguiu até o Ministério da Defesa para um almoço com o ministro Fernando Azevedo. Enquanto o presidente estava no interior do edifício, vários apoiadores o esperavam, de maneira silenciosa, do lado de fora.

Bolsonaro fala com manifestantes durante protesto no Palácio do Planalto

Assim que o comboio partiu, o grupo, entre eles membros do acampamento bolsonarista “300 do Brasil”, que defende táticas militares para apoiar o atual presidente, partiu novamente para cima dos profissionais de imprensa. As palavras usadas eram as mesmas utilizadas para ofender repórteres no Alvorada.

A direção da Polícia Civil do Distrito Federal afirmou ao Metrópoles que a PCDF reforçou o monitoramento sobre o grupo que se intitula “300 do Brasil” e tem liderado ataques físicos e verbais a cidadãos que se opõem ao governo Bolsonaro e jornalistas em atividade. Em um determinado momento um apoiador quase partiu para a violência física contra os jornalistas.

Os xingamentos só cessaram após interferência da . Um militar chegou a empunhar um spray de pimenta para que um bolsonarista cessasse a agressão, que foi encerrada antes do seu uso.

Os ataques geraram repúdio nas e das entidades classistas. Entre elas, o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que publicou o vídeo dos ataques em suas redes. (Informações do site Metrópoles)

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
lula

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Últimas Notícias

Polícia

Trabalhadores encontrados mortos após acidente na MS-145 são identificados pela polícia

Os dois homens estavam desaparecidos, mas foram encontrados mortos na tarde desta quinta-feira, em Deodápolis

Polícia

Servidores são afastados de CAPS em Campo Grande por suspeita de fraudar prontuários

Ação realizada nesta quinta-feira faz parte da segunda fase da ‘Operação S.O.S Caixa Preta’

Cotidiano

Sejuv estreia curso gratuito de violão para iniciantes cursos

Inscrição para este, e outros cursos, estão abertas

Polícia

VÍDEO: Em plena luz do dia, trabalhador tem moto furtada no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado