Pular para o conteúdo
Brasil

Governo promete acordo com rede privada para resolver falta de remédios em UTIs

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira, 20, ações para adquirir e fornecer medicamentos que estão em falta para a entubação de pessoas com quadros graves da covid-19. Uma das iniciativas foi um acordo para empréstimo de medicamentos com a rede privada. A pasta também informou que estão em curso procedimentos para a compra internacional […]
Arquivo -

O anunciou nesta quinta-feira, 20, ações para adquirir e fornecer medicamentos que estão em falta para a entubação de pessoas com quadros graves da covid-19. Uma das iniciativas foi um acordo para empréstimo de medicamentos com a rede privada. A pasta também informou que estão em curso procedimentos para a compra internacional desses medicamentos. Sem esses remédios, a ventilação mecânica não pode ser feita de forma adequada e o paciente corre maior risco de morrer.

No final do mês de junho, o Ministério já havia informado iniciativas para aquisição dos medicamentos, mas o problema não foi resolvido.

Durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, o ministério anunciou o acordo tripartite que foi alavancada pela Secretaria Municipal de Saúde do com a Unimed/RJ e a Rede D’Or. Os medicamentos obtidos, que são usados para intubação de pacientes com quadro grave da covid-19, foram dexmedetomidina (1.000 unidades), propofol (48.867 unidades) e priaxim (5.000 unidades).

Além do acordo, a pasta informou que na Operação foram adquiridos 54.867 unidades de medicamentos usadas no auxílio da intubação de pacientes em UTI. Os medicamentos, segundo a pasta, foram distribuídos para os Estados de e .

O ministério também realizou uma requisição administrativa via Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), informou Hélio Angotti, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde. A ação aconteceu entre 26 de junho e 19 de agosto, mas não foi indicada uma previsão de quando esse processo de aquisição deve ser concluído. Outra via de aposta do Ministério da Saúde é a abertura de processo de pregão via Sistema de Registro de Preços.

De acordo com o ministério, o levantamento da necessidade dos medicamentos é feito junto ao Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) para ver a demanda e necessidade de cada localidade.

Governo foi alertado desde maio sobre falta de medicamentos para UTI

O Ministério da Saúde recebe alertas desde maio sobre a falta de medicamentos essenciais para tratamento da covid-19 na UTI, como sedativos e analgésicos usados na intubação de pacientes graves. A pasta só aceitou participar da compra desses fármacos, com Estados e municípios, mais de um mês depois dos alertas, mas o cenário ainda é de desabastecimento.

Em junho, Estados brasileiros relataram a falta de sedativos e relaxantes musculares usados na entubação de pacientes graves com covid-19. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), havia divulgado que todas as secretarias estaduais relataram à entidade ter um ou mais medicamentos dessa classe em falta ou com estoque crítico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
carolina dieckmann gominho

Carolina Dieckmann manda recado para Gominho em meio a boatos sobre treta: ‘me fazendo chorar’

regina case velorio preta gil

VÍDEO: Regina Casé desaba no caixão de Preta Gil

Morango do Amor: 'modinha' lota Ceasa, mas vendedores garantem que não vai faltar

Desaparecido em rio fazia churrasco com amigos quando se afogou em Água Clara

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

BR-163 tem ação de saúde e distribuição de kits para celebrar Dia do Motorista em MS

Últimas Notícias

Mundo

Mais 9 pessoas morrem de fome em Gaza e Israel promete liberar entrega de ajuda por via aérea

Estratégia israelense é mandar alimento por paraquedas em áreas devastadas, argumento criticado por especialistas

Brasil

SP: Promotoria denuncia hacker por furto de R$ 479 milhões via transferências Pix

Homem teve prisão alterada para preventiva

Mundo

Mortes por inanição se espalham pela Faixa de Gaza e pressão por cessar-fogo aumenta

Em quatro dias cerca de 45 pessoas morreram por desnutrição

MidiaMAIS

Após tentativas frustradas, influencer resgata cãozinho em córrego de Campo Grande

Criador de conteúdo nas redes sociais, Willian Silva concluiu missão especial: salvar Vitória