Pular para o conteúdo
Brasil

Governo espera restabelecer fornecimento de energia em 60% a 70% do AP

O governo tem a expectativa de restabelecer o fornecimento de energia em 70% do Amapá ao longo desta quinta-feira, 5. Mas a retomada das condições normais de atendimento em todo o Estado deverá levar mais tempo, segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Um incêndio na subestação Macapá ocorrido na noite de nesta […]
Arquivo -

O governo tem a expectativa de restabelecer o fornecimento de energia em 70% do Amapá ao longo desta quinta-feira, 5. Mas a retomada das condições normais de atendimento em todo o Estado deverá levar mais tempo, segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Um na subestação Macapá ocorrido na noite de nesta terça-feira, 3, levou ao desligamento automático da linha de transmissão Laranjal/Macapá e das usinas hidrelétricas de Coaracy Nunes e Ferreira Gomes. O fogo tomou conta da subestação e interrompeu cerca de 250 megawatts de carga elétrica. Ao todo, 14 dos 16 municípios do Estado ficaram sem energia.

O restabelecimento da carga teve início na quarta, 4, às 6h09, com a recomposição parcial da de Coaracy Nunes. O incêndio destruiu dois dos três transformadores da subestação, mas um deles poderá ser reparado nesta quinta.

“Temos perspectiva de reparo de um dos transformadores ainda no dia de hoje. Se for bem sucedido, isso restabelecerá de 60% a 70% da carga do Amapá”, disse o ministro, que está no Estado para monitorar as ações.

“Em até 30 dias vamos restabelecer as condições normais de fornecimento no Amapá. A prioridade é restabelecer o fornecimento para a população. Estamos trabalhando para que isso ocorra na maior brevidade possível. Ainda no dia de hoje, e se não for, amanhã ou depois de amanhã”, acrescentou.

Para minimizar os impactos da falta de energia, o governo planeja outras ações emergenciais. Geradores de energia do Amazonas serão enviados ao Amapá para atender os serviços essenciais e as localidades consideradas prioritárias pelo governo estadual.

Em paralelo, o governo quer trazer dois transformadores para substituir os equipamentos danificados, Um virá da subestação de Laranjal do Jari, no Amapá, por meio de balsas, em até 15 dias; outro será trazido de Boa Vista (RR), mas terá de ser transportado até (AM) e, depois, para Macapá, o que levará até 30 dias.

O secretário de do MME, Rodrigo Limp, disse que o governo trabalha para antecipar esses prazos. “Com a entrada do segundo transformador em até 15 dias, o atendimento será de 100% da carga”, acrescentou.

Ele não descartou, no entanto, que, em alguns momentos, durante os primeiros 15 dias, a energia tenha que ser racionada. “Naturalmente, temos que trabalhar com o governo do Estado e com a companhia de energia para priorizar, primeiramente, aqueles serviços essenciais, naturalmente visando atender o máximo de pessoas possível. Em alguns momentos é possível que seja atendida toda a população, e, em outros, dependerá do consumo momentâneo dos consumidores do Amapá.”

Na manhã desta quinta, a Casa Civil realizou uma reunião emergencial com diversos ministérios para adoção de medidas para mitigar as consequências do apagão. De acordo com Albuquerque, a ideia é coordenar medidas logísticas e unir esforços para restabelecer o atendimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câncer de pele de Bolsonaro é agressivo? Conheça características da doença

Dagoberto Nogueira assume coordenação da bancada federal de MS

Alcolumbre cita anistia e obstrução e diz que todo dia alguém aparece com problemas

‘Implorei’: filha chora morte de trabalhador atropelado e queria que ele largasse o emprego

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Dino cobra da AGU e TCU cronograma para fiscalizar ‘emendas Pix’

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Tombamento de carreta no Anel Rodoviário leva uma vítima para unidade de saúde

Tombamento de carreta foi registrado na tarde desta quarta-feira (17), no km 487 da rodovia BR-163, próxima ao cruzamento com a Avenida Ana Rosa Castilho Ocampos

Trânsito

Trabalhador pode ter sido atropelado pelo próprio caminhão da Solurb na Duque de Caxias

A hipótese que a vítima foi atropelada por um carro, foi completamente descartada após as primeiras investigações

Le Blog Maria Antonia

Melania Trump “very british” ao chegar no Reino Unido

Ao desembarcar do Air Force One, nesta terça-feira (16), a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, chamou a atenção ao pisar em solo britânico com um look que exaltava a elegância clássica do país anfitrião. Fiel à sua paixão pela Burberry, marca icónica do estilo britânico, Melania escolheu um trench coat Kensington Heritage, peça atemporal … Continued

Brasil

Quem criou a PEC da Blindagem? Conheça o autor da proposta

Proposta foi apresentada em 2021