Com a estratégia de aumentar a sua base no Congresso Nacional, o presidente Jair Bolsonaro entregou mais um cargo na estrutura do governo a um nome do “Centrão”, bloco informal que reúne cerca de 200 deputados. A edição desta quarta-feira, 29, do Diário Oficial da União traz a nomeação do ex-senador Vicentinho Alves (PL-TO) na Secretaria Nacional de Infraestrutura do , pasta comandada pelo deputado licenciado Marcelo Alvaro Antônio (PSL-MG).

Vicentinho Alves deixou o Senado no ano passado, após não conseguir se reeleger. O agora secretário de infraestrutura do Turismo já foi prefeito de Palmas, deputado estadual por dois mandatos e deputado federal. Em 2018, ele também tentou se tornar governador na do seu Estado, convocada após a cassação de Marcelo Miranda, mas não conseguiu

Apesar do fracasso nas urnas, o ex-senador conseguiu eleger o filho Vicentinho Junior (PL-TO) como deputado federal.

O seu partido, o PL, é comandado pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, condenado mensalão. A legenda já havia indicado um aliado para comandar a Diretoria de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O órgão é um dos um dos espaços mais cobiçados por políticos, com orçamento de R$ 54 bilhões neste ano.

Sob pressão de aliados e após sofrer sucessivas derrotas políticas, Bolsonaro passou nos últimos meses a distribuir cargos aos partidos do “Centrão”, em troca de votos no Congresso, ressuscitando a velha prática do “toma lá, dá cá”. No casamento de papel passado, Progressistas e Republicanos também foram contemplados.

A estratégia, no entanto, sofreu um revés nesta semana após DEM e MDB anunciarem a saída do bloco. O motivo é justamente a aproximação dos líderes dos demais partidos com o Palácio do Planalto e o possível apoio de Bolsonaro a Arthur Lira (Progressistas-AL) na disputa pelo comando da Câmara. As duas siglas dissidentes devem apoiar um candidato indicado pelo atual presidente da Casa, (DEM-RJ). A eleição está marcada para fevereiro.

Secretaria não existe

Apesar de o Diário Oficial informar que o ex-senador Vicentinho Alves foi nomeado como secretário nacional de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo, o órgão não existe na estrutura da pasta. De acordo com o organograma disponível no site oficial, a secretaria existente no ministério é a de Estruturação do Turismo, que tem entre seus departamentos o de Infraestrutura Turística.

Questionado por meio da assessoria de imprensa, o ministério ainda não informou se houve mudança na organização da pasta – como a transformação do departamento em secretaria – ou se ocorreu erro na publicação do Diário Oficial.