Pular para o conteúdo
Brasil

Governador do DF fecha mais uma vez Esplanada dos Ministérios no domingo

O governo do Distrito Federal decidiu fechar pela terceira vez a Esplanada dos Ministérios neste domingo (21). O novo bloqueio repete a estratégia que vem sendo adotada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para conter aglomerações durante a pandemia da covid-19 e impedir manifestações antidemocráticas de apoiadores do governo Jair Bolsonaro, com ameaças a instituições. Há […]
Arquivo -
O governo do Distrito Federal decidiu fechar pela terceira vez a Esplanada dos Ministérios neste domingo (21). O novo bloqueio repete a estratégia que vem sendo adotada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para conter aglomerações durante a pandemia da covid-19 e impedir manifestações antidemocráticas de apoiadores do governo Jair Bolsonaro, com ameaças a instituições.

Há uma semana, o governo de removeu um acampamento do grupo bolsonarista autointitulado “300 do ”, que estava há mais de um mês acampado na Esplanada e promovia bandeiras de viés autoritário. Durante a operação de desmontagem, o governador foi insultado, assim como policiais militares. Horas depois da remoção, integrantes do grupo tentaram invadir o Congresso Nacional e arremessaram fogos de artifício contra a sede do Supremo.

O grupo inclui extremistas como Sara Giromini, que adota a alcunha Sara Winter. Ela é ex-assessora de confiança da ministra (Mulher, Família e Direitos Humanos) e foi presa pela Polícia Federal no inquérito que apura ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal.

Durante a semana, o governador voltou a proibir a circulação na Esplanada por causa de novas ameaças, desta vez ao bispo Marcony Ferreira e à Catedral de Brasília, onde o grupo fora desautorizado a se instalar pelo sacerdote.

Ao Estadão, Ibaneis já havia antecipado que pretendia continuar barrando o acesso às sedes de órgãos e à Praça dos Três Poderes. Congresso, Supremo e Planalto estão cercados por grades. “Não vou admitir baderna na minha cidade”, afirmou o governador, na última quarta-feira.

O bloqueio valerá a partir das 23h59 deste sábado (20). A interdição vale durante todo o domingo. O de veículos ficará vetado na Esplanada a partir da Rodoviária. Os automóveis também não poderão acessar a via S2, entre o prédio do Anexo 4 da e a Procuradoria-Geral da República. O controle será feito pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), Polícia Militar e Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MS ao Vivo divulga datas de shows em Campo Grande; confira lista

mpms segurança mp

Após tratativa com MPMS, Santa Casa terá 90 dias para reformar pronto-atendimento

Homem baleado durante briga em assentamento morre após 49 dias internado na Capital

Esteticista que atuava como biomédica é presa em clínica clandestina na Vila Piratininga

Notícias mais lidas agora

Mesmo sob mira da Corregedoria, ex-PGJ Alexandre Magno quer vaga no CNMP

Pais de bebê morta por broncopneumonia tem prisão decretada em Campo Grande

Investigadora de Polícia Civil é encontrada morta dentro de casa no interior de MS

De dependência a crise alérgica, especialista explica os perigos da automedicação

Últimas Notícias

Brasil

Preço da cesta de produtos da Páscoa tem queda de 0,4% no país

Dos 11 produtos analisados, seis tiveram alta, e cinco

Esportes

Fifa define árbitros e inclui câmeras corporais no Mundial de Clubes

Fifa anunciou novidades como o uso de câmeras corporais pelos árbitros

Polícia

PRF apreende maconha, cocaína e recupera veículo na BR-267

Os policiais desconfiaram das informações apresentadas sobre a viagem

Brasil

Fundo indígena premiará projetos para atenuar mudanças climáticas

Três categorias estão incluídas no Prêmio Ciências Indígenas