Pular para o conteúdo
Brasil

Fumaças da Amazônia e Pantanal começam a chegar no Sudeste e Sul do País

As queimadas que avançam descontroladamente sobre a Amazônia e o Pantanal já se alastram sobre os países vizinhos do Brasil e alcançam municípios das regiões Sudeste e Sul do País, em rotas de mais de 3 mil quilômetros de extensão. As imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram uma imensa mancha […]
Arquivo -

As queimadas que avançam descontroladamente sobre a e o já se alastram sobre os países vizinhos do Brasil e alcançam municípios das regiões Sudeste e Sul do País, em rotas de mais de 3 mil quilômetros de extensão. As imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram uma imensa mancha branca de fumaça encobrindo a região sul do Amazonas, seguindo por Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, rumo aos Estados de e Paraná.

Segundo a Metsul, imagens de satélite mostram um denso corredor de fumaça que avança da região da Amazônia até o . Mas o instituto de meteorologia enfatiza que essa fumaça que tem origem nos focos de queimadas está avançando “primariamente em altitude e não perto da superfície”. Isso significa que no momento as pessoas poderão ver uma mudança na coloração do céu por causa disso, mas os índices de qualidade do ar não serão afetados por isso.

Até quinta-feira, 10, os focos de incêndio no bioma Amazônia chegavam a 13.810 ocorrências, o equivalente a 70% do volume verificado nos 30 dias de setembro de 2019. No caso do Pantanal, em apenas dez dias de setembro foram contabilizados 2.550 focos de queimadas, 88% do volume registrado durante todo o mês de 2019.

Os dados mostram que, a despeito de o governo anunciar esforços de combate aos crimes ambientais, com a entrada dos militares nas operações, este ano caminha para ser o mais devastador em relação a registros de incêndios e danos causados pelo fogo, superando os índices do ano passado.

Como mostrou reportagem do Estadão na terça-feira, 8, o número de focos de incêndio registrado no Pantanal entre janeiro e agosto deste ano equivale a tudo o que queimou no bioma nos seis anos anteriores, de 2014 a 2019.

Os dados do Inpe revelam que, entre 1º de janeiro e 31 de agosto, foram registrados pelos satélites do Instituto um total de 10.153 focos de incêndio no Pantanal, bioma que soma 150 mil quilômetros quadrados, localizados nos Estados do Mato Grosso (35%) e Mato Grosso do Sul (65%). O número de focos supera os 10 048 pontos de queimadas contabilizados pelo Inpe entre 2014 e 2019.

Se comparado com o ano passado, o número deste ano é três vezes superior aos 3.165 focos de incêndio verificados entre janeiro e agosto de 2019. Em relação aos 603 focos confirmados em 2018, o cenário deste ano representa uma alta de 1.700%.

No último dia 31 de agosto, uma densa fumaça ocasionada por incêndios florestais encobriu a cidade de Cuiabá. A fumaça foi proveniente de queimadas que ocorrem em regiões próximas, como Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Poconé e Santo Antônio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump pretende aceitar Boeing de luxo do Catar como nova aeronave presidencial, diz imprensa

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

campo grande UPA

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Prefeitura de Sidrolândia abriu credenciamento de empresas para ações em áreas públicas. (Jornal Midiamax, Arquivo)

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

vacinação

Fim de semana de vacinação contra gripe passa de 5,7 mil doses aplicadas

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras marca no finalzinho, vence rival São Paulo e continua na liderança do Brasileirão

Vítor Roque voltou a balançar as redes e 'alvi-verde' venceu o clássico

Polícia

VÍDEO: Policial do Bope salva rapaz de cair de pontilhão em Campo Grande

Imagens chamaram atenção de quem passava pela Avenida Ceará

Mundo

Pressionado por Trump, presidente da Ucrânia aceita reunião com líderes russos

Negociação para por fim à guerra pode acontecer três anos após último encontro

Esportes

Cruzeiro vence Sport por 4 a 0 em plena Ilha do Retiro em Recife

Com a derrota em casa, o 'Leão' fica na lanterna do Brasileirão