O administrador da ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco, Guilherme Rocha, anunciou nesta quarta-feira (23) a abertura total à turistas nas praias. A medida começa a valer a partir do dia 10 de outubro.
Desde 1º de setembro, apenas visitantes que já tivessem contraído a Covid-19 estavam autorizados a entrar na ilha. Entretanto, para ter acesso, é obrigatório realizar o teste RT-PCR no dia anterior ao embarque ou na data da viagem.
Um aplicativo de celular foi disponibilizado para turistas e deve ser baixado ao chegar na ilha. O Dycovid acompanhará as pessoas durante toda a estadia e as notifica caso haja contato com alto risco de contaminação. Quando algum usuário sinaliza que está contaminado, todos que estiverem com ele serão alertados.
Além de turistas, trabalhadores e prestadores de serviços devem assinar um termo com orientações da Vigilância Sanitária afirmando que concordam com o cumprimento do protocolo estabelecido.
Pessoas com sintomas de febre não serão autorizados a entrar em Fernando de Noronha e a medição da temperatura será feita no desembarque. Além disso, quem não usar obrigatoriamente as máscaras, poderá ser multado.
Após o visitante deixar a ilha, será necessário realizar um novo teste RT-PCR para que a transmissão comunitária do vírus possa ser controlada, caso haja infecção.
(Com informações da CNN Brasil)