Pular para o conteúdo
Brasil

EUA podem impor restrições a voos do Brasil ainda hoje, diz Conselheiro da Segurança Nacional

Os Estados Unidos podem impor restrições a voos do Brasil ainda neste domingo, disse o conselheiro de Segurança Nacional do país, Robert O’Brien, em entrevista ao programa Face The Nation, da CBS, veiculada nesta manhã. “Acho que hoje teremos uma decisão com relação ao Brasil, assim como fizemos com o Reino Unido, a Europa e China. […]
Arquivo -

Os podem impor restrições a voos do Brasil ainda neste domingo, disse o conselheiro de Segurança Nacional do país, Robert O’Brien, em entrevista ao programa Face The Nation, da CBS, veiculada nesta manhã. “Acho que hoje teremos uma decisão com relação ao Brasil, assim como fizemos com o Reino Unido, a Europa e . Esperamos que seja temporário, mas, devido à situação no Brasil, tomaremos todas as medidas necessárias para proteger o povo americano”, disse O’Brien. O conselheiro afirmou que os Estados Unidos vão analisar também as restrições para voos de outros países da América do Sul, país por país.

A medida de impedimento de viajantes que chegam do Brasil está sendo aventada pelo governo dos Estados Unidos após o Brasil se tornar o segundo país com maior número de casos do mundo, com 347 mil pessoas infectadas, e liderar o ranking de novos casos por dia. Na última terça-feira, o presidente norte-americano, já havia cogitado essa possibilidade.

O’Brien também avaliou como “difícil”, “corajosa” e “acertada” a decisão de proibir voos entre estados Unidos e China ainda no fim de janeiro. “Centenas de milhares ou milhões de vidas foram salvas porque o Presidente Trump tomou uma decisão que foi totalmente corajosa no momento em que não acreditavam que isso fosse um sério risco à saúde ou mesmo uma pandemia global”, observou o conselheiro, citando que os voos entre Estados Unidos e Europa deveriam ter sido interrompidos mais cedo, antes de março.

Ainda sobre o novo coronavírus, O’Brien disse que acredita que os Estados Unidos vão desenvolver uma vacina para a doença antes da China. Ele afirmou também que o governo chinês estaria envolvido em uma “espionagem” sobre a pesquisa e tecnologia norte-americanas utilizadas no desenvolvimento da vacina e no tratamento da doença. “E eu não ficaria surpreso se eles fizessem isso com vacinas. Este foi um vírus que foi desencadeado pela China”, argumentou. O’Brien disse que a orientação de Trump é de que caso o país desenvolva a vacina compartilhem com o mundo inteiro.

Quanto à cúpula do G7, prevista para ocorrer em junho, em Washington, O’Brien afirmou que considera que os líderes das principais economias do mundo adorariam discutir e planejar o mundo pós-covid-19 pessoalmente e não por videoconferência. “Se acontecer pessoalmente e achamos que acontecerá, ocorrerá no fim de junho. Acho que estamos chegando muito perto do pico, se ainda não estamos no pico de Washington e se a situação permitir e pensamos que sim, adoraríamos ter o G7 pessoalmente”, apontou. O evento estava marcado para ocorrer entre 10 e 12 de junho e Trump cogita realizar encontro como previsto.

O conselheiro acrescentou que não cogita adiamento das eleições presidenciais, mesmo em um eventual segundo fechamento do país para controle da pandemia. “Queremos garantir que tenhamos uma eleição livre e justa. Que as eleições ocorrerão no dia das eleições, não há dúvida sobre isso. E queremos garantir que os americanos possam ir às urnas com segurança e faremos todo o possível para garantir que isso aconteça”, assegurou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Merenda licitações

Relatório da ONU diz que Brasil saiu do Mapa da Fome

Coronel diz que reunião de kids pretos era encontro entre amigos

pudim chega sem pedaço e empresaria acusa entregador 2

Pudim chega sem um pedaço e empresária acusa entregador: ‘Ele falou que ia comer’

‘Casas-fazenda’ e muitos idosos são o espelho da vida tranquila no Bairro Coophasul, em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Nelsinho e Tereza abrem diálogo estratégico nos EUA com embaixadora brasileira

br-163

União autoriza expropriação de 6 km na BR-163 para duplicação em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Idoso morre vítima de dengue em Campo Grande número de óbitos chega a 17 no Estado

Morte por dengue foi registrada em março e só entrou no boletim epidemiológico da semana 29 de monitoramento

Polícia

Morto a facada em Camapuã tinha passagens por ameaça e violência dom´estica

Vítima foi morta com uma facada na região do peito

Mundo

‘Não somos o Irã’, diz ex-presidente da Rússia a Donald Trump

Vice-chefe do Conselho de Segurança e ex-presidente da Rússia afirmou que 'ultimato' é ameaça a uma nova guerra

Polícia

Amante dirigiu 2 horas com corpo de mulher no carro antes de jogá-lo em vala em MS

Segundo o homem, Raquel teria morrido devido a um infarto